A conferência “Literatura africana de língua portuguesa”, do moçambicano José Eduardo Agualusa, proferida no início da tarde desta quarta-feira, 27, deu início ao 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários – Cielli –, que prossegue até o dia 29 na UEM.

Com 1,3 mil inscritos e voltado a alunos de graduação, pós-graduação, professores e demais profissionais, o colóquio tem extensa programação estruturada em conferências, mesas-redondas, grupos temáticos e estudos nas áreas de estudos linguísticos e estudos literários. Na tarde de hoje as mesas-redondas apresentadas foram “Valores culturais na metáfora de especialidade: imagens da crise econômica mundial” e "Ler ainda é o melhor remédio".

No dia 28, às 14 horas, a conferência "O papel da cultura na emergência da linguagem" será proferida pelo norte-americano Daniel Everett, seguido pelas conferências “Questões da Pós-Graduação em Letras”, com o professor José Luís Jobim (UFF) e “Questões da Pós-Graduação em Linguística”, com o professor Heronides Moura (UFSC). Todas serão realizadas no auditório do Nupélia (bloco G90). Às 18 horas haverá lançamento de livros no auditório do DTL (bloco G34) e às 19 horas simpósios de estudos linguísticos e literários.

Os simpósios prosseguem na manhã de sexta, 29. À tarde, às 14 horas, serão realizadas simultaneamente as mesas-redondas "Panorama das práticas de escrita e leitura no Brasil”, "Caminhos e perspectivas da Teoria da Literatura". Às 16 horas serão as mesas “Discurso e problemáticas contemporâneas" e "A linguagem dos quadrinhos: convergências entre palavra e imagem". Às 19 horas, simpósios e sessões de comunicação de alunos de graduação com bolsa de pesquisa encerram o evento. Veja a programação completa em www.cielli2014.com.br