Os cursos de capacitação demandados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) – o Capacitasuas – começaram nesta segunda-feira, dia 25. Eles são executados por meio de Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Família (SEDS), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), UEM, Unioeste, Unicentro, UEPG e UEL. Durante a solenidade de abertura, o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, destacou que o momento era ímpar para UEM, que mostrava sua face generosa. Lembrou que a Universidade não apenas forma recursos técnicos e humanistas, oferece capacitação continuada, mas também contribui com projetos e prefeituras para fazer o homem, ser de esperança, buscar melhores patamares de vida e ser feliz. Para ele, a maior prova de amor é quando a pessoa dedica o que é mais precioso da vida, o tempo, e o usa para ajudar o outro. O reitor desejou aos participantes que aproveitassem para aumentar o conhecimento e o capital social.

José de Jesus Previdelli, diretor da PUC de Maringá, destacou que o conhecimento é dinâmico, fazendo com que seja necessário que “estejamos constantemente nos preparando, buscando novos conhecimentos, novas tecnologias e novas orientações”. E isso, segundo Previdelli, traz novas reflexões e novos espaços. Flávio Vicente, secretário de Assistência Social e Cidadania de Maringá, ressaltou a importância da capacitação dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de reflexões sobre as necessidades da assistência social e das metodologias aplicadas para atingir melhor os usuários do Sistema. Falou também sobre a questão da operacionalização do setor e sobre os avanços no segmento, lembrando que muito já foi feito e que há ainda muito a caminhar. 

O Capacitasuas é o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantir oferta de formação permanente para qualificar profissionais do Suas no provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais; capacitar técnicos e gestores do sistema para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do governo brasileiro; induzir o compromisso e responsabilidade do pacto federativo do Suas com a Educação Permanente junto às Secretarias Estaduais e do Distrito Federal; e aprimorar a gestão do sistema nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.

O programa é destinado aos trabalhadores do Suas que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como aos gestores e demais trabalhadores que atuam nos órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (secretarias de assistência social) e aos agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades nos conselhos de assistência social.  

A UEM atenderá 514 profissionais das Regionais de Maringá, Cianorte, Paranavaí, Campo Mourão e Umuarama, funcionários municipais e atuam nos serviços de provisão socioassistenciais.  As atividades terão a duração de dois meses e meio e cada curso terá 40 hora. A solenidade de abertura em Cianorte, será no dia 28, no câmpus da UEM. Mais informações pelo fone 3011-8905 ou e-mail capacitasuas@uem.br.