O professor Clóves Cabreira Jobim, do Departamento de Zootecnia da UEM, foi nomeado pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, como coordenador da Área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros para o triênio 2014-2016. A nomeação consta no DOU nº 157, de 16/082014. A área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros conta atualmente com 64 Programas de Pós-Graduação, sendo 11 na região Sul, 21 no Sudeste, 7 no Centro-Oeste, 20 no Nordeste e 5 no Norte.

Jobim possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Realizou estágio pós-doc no Institut de la Recherche Agronomique, França. Foi chefe do Departamento de Zootecnia da UEM em três gestões (1989-1990; 1990 a 1992; 2012 a 2014); coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM no período de 22/7/2003 a 22/7/2005; presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) no período 2008-2009.

O professor atua há muitos anos como membro assessor de comissões do Ministério da Educação (MEC). Foi coordenador adjunto da Área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros - Capes no período 2010 - 2014. É coordenador do Grupo de Estudos em Silagem e Feno, criado no ano de 2000. É professor associado do Departamento de Zootecnia da UEM. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: silagem, feno, pastagens, zootecnia e pastagem.

Os coordenadores de área são consultores designados para, em um período de três anos, coordenar, planejar e executar as atividades das respectivas áreas junto à Capes, incluindo aquelas relativas à avaliação dos programas de pós-graduação. Estes consultores são acadêmicos com reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação, pesquisa e inovação. Dezoito dos 24 membros do CTC-ES são coordenadores de área indicados por seus pares (seis por Colégio: (1) Humanidades, (2) Ciências da Vida e (3) Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar), para deliberar em última instância sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação. Cada área de avaliação possui um coordenador, um coordenador adjunto e um coordenador adjunto de Mestrado Profissional (MP).