Chefes de Departamentos e seus adjuntos participam, nesta quarta-feira (6), na Universidade Estadual de Maringá, de um fórum para discutir as diretrizes administrativas na UEM, sob a orientação da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH). O evento foi aberto às 8 horas, no auditório da CAE, no Bloco B-33, câmpus universitário.

O objetivo é promover a integração dos novos chefes e chefes-adjuntos de departamentos da Instituição, ambientando-os quanto aos encaminhamentos da PRH, sempre com o intuito de proporcionar melhoria no desenvolvimento das atividades. Durante a abertura, o reitor Júlio Santiago Prates Filho estava acompanhado da vice-reitora Neusa Altoé. Ele disse que quando se fala em gestão é preciso distinguir a administração da burocracia, no sentido de evitar a confusão entre procedimentos gerenciais e burocráticos.

Segundo Prates Filho são atividades essenciais, na gestão administrativa, fazer o planejamento, a distribuição de responsabilidades, a execução do que foi proposto e a avaliação final. O reitor afirmou que os chefes e chefes-adjuntos de departamentos têm a missão de, junto com a administração central, gerir a Universidade.

Destacando que se trata do primeiro Fórum desta natureza, o reitor explica que o evento é uma oportunidade de os participantes compartilharem experiências. Ainda conforme ele, o Fórum terá sequência, com o envolvimento de outras pró-reitorias e setores da administração central.

A vice-reitora agradeceu à PRH e a seus servidores pela iniciativa que segundo ela é importante porque a burocracia na Instituição é pesada devido à intensa legislação. Ainda segundo Neusa Altoé, em razão de um domínio maior a respeito dos procedimentos administrativos, muitas ações podem passar despercebidas. Daí, a necessidade de orientações.

Após a abertura, a pró-reitora Sonia Lucy Molinari fez a apresentação da PRH. Dentro da programação serão apresentados o Estatuto do Servidor e Legislação de Pessoal; a Legislação Docente, Direitos/Deveres, Controle de Frequência, Férias, Licenças e Portal; os detalhes sobre o processo de aposentadoria; dinâmica dos concursos públicos e testes seletivos para docentes e agentes universitários; e admissão de docentes e agentes universitários, desde o recrutamento até as questões ligadas à capacitação e inclusão de cursos no plano de capacitação.