Começou, hoje (6), a sétima edição da Mostra de Profissões da UEM. Cerca de 10 mil alunos do ensino médio devem passar, até amanhã, pelos estandes dos cursos, instalados no estacionamento da Biblioteca Central (BCE).

Larissa Aparecida das Neves, 16, visitou a Mostra logo na abertura. Aluna do 2º ano no Instituto Estadual de Educação de Maringá, ela está propensa a tentar vaga em um dos cursos da área de saúde, mas ainda indecisa entre Medicina, Medicina Veterinária e Biomedicina. Muito atenta às explicações dos acadêmicos de Veterinária do Câmpus Regional de Umuarama, Larissa revelou ter gostado muito das explicações sobre o curso, a ponto de fazê-la refletir melhor sobre a escolha futura. “É a primeira vez que venho na Mostra, achei superinteressante”, disse ela.

Giovana Pedrosa, Camila Ramos e Alice Medeiros, todas de 17 anos e alunas do curso técnico de Administração do colégio Branca da Mota, buscavam informações sobre os cursos de Moda, Design, Comunicação em Multimeios, Ciências Sociais e Ciências Contábeis. Camila já se decidiu pelo curso de Contábeis, enquanto as amigas ainda não decidiram o caminho a seguir. “Eu já participei de outras edições da mostra e é sempre bacana ouvir o que os alunos têm a dizer sobre as profissões que escolheram”, comentou Alice.

Para Bruna Coelho, acadêmica do 4º ano de Enfermagem, a curiosidade dos alunos em relação aos curso possibilita uma troca muito bacana. “É enriquecedor passar o conhecimento que a gente adquire na instituição para quem deseja estar aqui”, disse a acadêmica, ela própria ex-visitante da Mostra de Profissões da UEM quando estava no ensino médio.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé  visitaram a mostra no início da manhã e conversaram com os visitantes, acadêmicos e professores presentes. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, o diretor de Ensino de Graduação, Eduardo Radovanovic, chefes de departamento e coordenadores de curso também estiveram presentes.

O Núcleo Regional de Educação de Maringá é um dos parceiros do evento. O setor de Educação Profissional é o responsável por agendar visitas das escolas públicas do ensino médio da área de abrangência do Núcleo. Para eles, a mostra consiste em oportunizar aos alunos o conhecimento sobre as diversas profissões e cursos ofertados nas instituições de ensino superior. Além disso, a oportunidade também é utilizada como ferramenta pedagógica para definição e escolha, por parte dos alunos, da carreira profissional que querem seguir. Segundo o Núcleo, ainda, confrontar a teoria e a prática é facilitador no processo de ensino-aprendizagem. E a mostra proporciona este confronto, dando mais segurança para o aluno no momento da escolha profissional e principalmente criando a vontade de fazer parte da UEM.

Para a realização da Mostra de Profissões 2014, a Instituição conta com o aporte financeiro da Caixa Econômica Federal.