A UEM está sediando a 23ª edição da Escola de Álgebra, evento de magnitude internacional que começou no dia 27 e termina nesta sexta-feira (1º) com a participação de cerca de 250 pessoas vindas de dezesseis estados brasileiros e de países das Américas do Sul e do Norte, da Europa e da África.

Rosali Brusamarelo, coordenadora geral do evento, destaca que estão sendo apresentadas pesquisas de ponta na área, contribuindo para a geração de novos conhecimentos.O balanço final desta edição resulta em apresentação de 110 comunicações orais, 50 pôsteres, nove minicursos e nove palestras plenárias. “Nessa conta geral, temos quinze pesquisadores estrangeiros apresentando trabalhos”, informa a coordenadora. Ela também destaca a participação de pesquisadores de diversas universidades no comitê científico organizador do evento. “É um grupo de excelência dentro da área de Álgebra, todos pesquisadores nível 1 do CNPq”, reforça. Segundo Rosali, a 23ª Escola de Álgebra está contribuindo para a maior visibilidade da UEM, no âmbito nacional e internacional. E poderá ajudar no desenvolvimento de novas pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Matemática da UEM.

O evento é promovido pelo Departamento e Programa de Pós-Graduação em Matemática em conjunto com a Sociedade Paranaense de Matemática (SPM). Todas as atividades estão sendo realizado no Bloco B-33 (CAE/PDE)

Sobre o evento - A Escola de Álgebra é um encontro bianual de algebristas e é o maior congresso no Brasil totalmente dedicado a Álgebra e tópicos relacionados. Seu grande objetivo é dar a oportunidade para estudantes e pesquisadores trocarem experiências, divulgarem e discutirem suas pesquisas em todos os ramos da Álgebra. A primeira edição do evento foi realizada em 1972, no Rio de Janeiro.

A próxima edição será realizada daqui a dois anos, em Diamantina, sob organização da Universidade Federal de Minas Gerais.