O Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan em conjunto com o Projeto de Karatê do CEAF/UEM e respaldo da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional (CBKT) trouxe para Maringá o Shihan Tasuke Watanabe (9º Dan), membro do Shihankai Committe da ITKF (International Traditional Karate Federation), para ministrar curso na UEM

Shihan Watanabe é uma lenda viva do Karatê-Dô Tradicional e impressiona com seu currículo: Primeiro campeão mundial de Karatê em 1972, campeonato mundial organizado pela WUKO (World Union of Karate Organization), vencendo oito de suas nove lutas por Ippon (golpe perfeito) o que lhe garantiu um lugar no Guiness Book (livro dos recordes). Como técnico da seleção brasileira já fez 24 campeões mundiais, números que ficam ainda mais impressionantes ao constatar que 150 de seus atletas já chegaram entre os cinco melhores do mundo.

Watanabe contribuiu para o desenvolvimento estrutural e técnico do Karatê-Dô Tradicional e participou de todos os grandes momentos da modalidade no Brasil. Há mais de 20 anos viaja pelo mundo, com o objetivo de divulgar e fortalecer o esporte, ministrando cursos e treinamentos, trabalhando nas competições mundiais na coordenação de arbitragem da ITKF (International Tradicional Karate Federation).

Além de Maringá, Sensei Watanabe passou por mais 10 cidades do Estado, num tour de cursos e palestras, demonstrando sua preocupação com a formação dos professores que trabalham com o Karatê Tradicional.

“Cursos como este tem grande importância no aprendizado dos alunos, tendo em vista que o objetivo é de ajudar e motivar os participantes para o principal princípio do Karatê Tradicional que é o aperfeiçoamento do caráter humano”, destacou o servidor Marcelo Alessandro Pereira, presidente do Instituto Hagakure.

A CDR convida os interessados a conhecer a modalidade, para participar de uma aula experimental. Confira os horários no site www.def.uem.br/cdr ou contate o grupo pelo fone 3011-4314.