Começou no dia 21 de julho e segue até 1º de agosto, na UEM, um seminário avançado que trata da gestão de riscos e ensino de atividades de aventura, tema no qual a Universidade é referência internacional, a partir das pesquisas do Grupo de Estudos do Lazer (GEL). O ministrante é o professor Giuliano Pimentel, coordenador do GEL.

Estão cursando a disciplina estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL, além de pós-graduandos de instituições estrangeiras, em mobilidade acadêmica, e docentes de universidades do Paraná, Santa Catarina, Maranhão, São Paulo, Pará e Pernambuco.

Durante o evento houve o lançamento do livro O Desenvolvimento Humano: Perspectivas para o Século XXI. São dois volumes, publicados pela Editora da Universidade Federal do Maranhão, sob organização de Paulo da Trindade Silva, Sergio Augusto Rosa de Souza e Isidoro Cruz Neto.

Giuliano Pimentel assina um capítulo no livro que discorre sobre os mecanismos de controle na administração de riscos em esportes de aventura. Vários exemplares foram doados para a UFPR, UFPR-Litoral, Unesp, Unespar, UEPA, UPE, UFFS e UEL.