Gabriele Faria Rosseto (foto) estampa um sorriso próprio de quem acaba de receber uma ótima notícia. No caso dela, a boa nova veio ao ver seu nome na lista dos aprovados em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá, que publicou, agora pela manhã, o resultado do Vestibular de Inverno 2014. Felicidade maior ainda foi ver que seu score de 576,5 pontos é o maior do concurso. “Eu até esperava ser aprovada, mas quase não acreditei que obtive a maior pontuação do Vestibular da UEM. Chorei de emoção”, confessa ela.

Gabriele tem 18 anos, é natural de Nova Monte Verde, Mato Grosso, mas mora em Maringá, com a irmã, já há quatro anos. Ela veio para cursar o ensino médio e desde o segundo ano presta vestibular na UEM.

A lista dos aprovados foi divulgada pela Comissão Central do Vestibular da UEM (CVU) às 10 horas de hoje (25) e está disponível para consulta no site www.vestibular.uem.br.

Segundo dados da CVU, as três maiores pontuações são de candidatos de Medicina, a quarta é de um vestibulando de Direito Matutino. Outro dado interessante é que das 13 vagas ofertadas pela concorrência geral no curso de Medicina, dez foram preenchidas por candidatos de Maringá. E as três vagas de cotistas estão distribuídas entre candidatos de Apucarana, Londrina e Maringá.

O presidente da CVU, Emerson Arnaut de Toledo, destaca que das 15.697 redações corrigidas, 2,7% obtiveram nota zero e a maior pontuação foi 117.

Um levantamento sobre o perfil dos 1.488 aprovados neste concurso aponta que 52,7% são mulheres e 84,7% residem no Paraná, dos quais 38,8% são de Maringá. “Considerando a totalidade dos 20.157 inscritos, o índice dos residentes no Paraná é menor, 76,4”, salienta Toledo.

A maioria dos aprovados (47,7%) cursou o ensino fundamental integralmente em escola pública. Já no ensino médio a maior parcela (47,7%) cursou integralmente em escola particular. Mas o índice dos candidatos que iniciaram e concluíram o ensino médio em escola pública é alto: 44,8%.

A matrícula dos candidatos aprovados no limite deverá ser efetivada de 13 a 15 de janeiro do próximo ano, exclusivamente pela internet, no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), que publica o edital de vagas de segunda chamada no dia 30 de janeiro. O início das aulas será em fevereiro de 2015.