Com cerca de 110 participantes, vindos de diversas regiões do país, e 71 trabalhos inscritos, teve início, ontem à noite (21), no Hotel Deville, o V Encontro Nacional de Moringa – ENAM 2014, promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A programação continuou hoje (22) pela manhã com apresentações de trabalhos e com a palestra do professor José Euclides Stipp Paterniani (foto), da Universidade Estadual de Campinas (Unicam) que falou sobre a aplicação da semente da Moringa oleifera no tratamento de água e efluentes, um dos usos muito difundidos da planta.

Para o professor Gilberto Catunda Sales, do Departamento de Agronomia da UEM, o evento é importante porque contribui para difundir as potencialidades e pesquisas científicas para a produção e utilização de Moringa oleifera. Pesquisador há oito anos do tema, Catunda Sales, salienta que no Brasil o plantio ainda é pouco significativo e que um dos desafios do Encontro é justamente apresentar a viabilidade do cultivo e possibilidades de comercialização para o produtor. Não é à toda, que o evento reúne três grandes produtores da Moringa oleifera, os três do Nordeste.

Catunda Sales diz, por exemplo, que a planta é uma boa saída para pequenas propriedades, que pode ser usada na alimentação animal, com alto valor nutricional. “A folha é rica em proteína (30%) e apresenta todos os aminoácidos essenciais comestíveis. Também é rica em vitaminas A e C, fósforo, cálcio e ferro”, explica o professor. “Cem gramas de folha da Moringa oleifera apresenta 23 mil unidades internacionais de vitamina A, enquanto que a cenoura apresenta 3.700”, continua ele.

Outro fator relevante é a alta aplicabilidade da planta, que tem uso também na produção de cosméticos, de biodiesel, chás e óleos comestíveis, só para citar alguns. “O óleo extraído a partir da semente da Moringa oleifera tem, em termos de qualidade, nobreza comparável com o óleo de oliva”, explica o professor, que irá proferir a palestra de encerramento do Encontro, nesta sexta-feira, dia 23, às 14 horas, no Hotel Deville.

Para outras informações e consultar a programação completa, acesse o site do evento.