Diante de um auditório lotado, Carine Ferreira Nied, consultora da Política Nacional de Humanização (PNH) para a Região Sul proferiu a conferência “Assistência e Humanização do Cuidado” na noite de ontem, 8, a primeira atividade comemorativa aos 25 anos do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Carine substituiu o coordenador nacional da PNH, Fábio Alves, impedido de participar do evento em função de agenda de última hora.

Compuseram a mesa principal o chefe de gabinete da reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maurício Custódio de Melo, na ocasião representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, a superintendente do HUM, Magda Lúcia Félix de Oliveira, a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do HUM, Márcia Liberatti, a consultora da PNH para o Paraná, Eliane Benkendorf, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Tereza Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Pino de Jesus e o presidente do Conselho de Saúde do HUM, Osvaldo Fagundes Dias. Antes dos pronunciamentos das autoridades foi assinado o edital de seleção do Apoiador Institucional do HUM pelo chefe de gabinete, superintendente, as consultoras da PNH, a coordenadora do GTH e pela voluntária social Aparecida Dutra dos Santos. Os Médicos da Graça e o robô de telepresença do HUM, R1T1, também se fizeram presentes. Os primeiros recepcionando os convidados, e o segundo gravando flashes da conferência.

Em sua fala, Magda Félix explicou ser a conferência uma continuidade das ações da Semana Nacional de Humanização, realizada em abril, e que na UEM tiveram início na Clínica Odontológica no mesmo mês. Ela lembrou que o HUM nasceu com o SUS, no final da década de 1990, e que sua construção passou pela luta dos servidores, alunos e gestores desde então. “Só eles sabem que a construção tem de ser colegiada, partícipe, coletiva. A vontade de crescer tem de ser de todos”, disse ela. Ao identificar entre os presentes os médicos Paulo Roberto Donadio e Carlos Edmundo Rodrigues Fontes, ambos ex-superintendentes, Magda pediu aplausos aos dois, em sinal de gratidão e respeito. A superintendente também homenageou a servidora Maria Amélia Fernandes, que trabalha no HUM desde sua criação.

Lembrando que a conferência se realizou no mês de aniversário de Maringá, o chefe de gabinete afirmou ser o hospital um presente para a cidade. “Acredito que o HUM talvez seja o maior presente que Maringá já recebeu, principalmente porque sua relevância está intimamente ligada ao crescimento e desenvolvimento da própria UEM”, avaliou.