A Universidade Estadual de Maringá modificou a data de realização das provas do PAS (Processo de Avaliação Seriada) para 16 de novembro. A mudança se deu em decorrência da aplicação das provas do Enem, marcada para o dia 9 de novembro.
A inscrição para o PAS será aceita de 1.º a 17 de setembro. A partir deste ano, no processo de inscrição, não mais será necessário o envio da ficha de inscrição impressa nem de fotocópia de documento de identificação à Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Para a efetivação da inscrição, somente será exigido o pagamento da taxa de inscrição que poderá ser feito até 19 de setembro.

O PAS destina 20% das vagas de cada curso, disponíveis no ano de ingresso na UEM, para os candidatos selecionados pelo processo. Podem participar, exclusivamente, alunos regularmente matriculados em escolas de ensino médio, públicas ou privadas. O processo é constituído de três etapas. Somente ao final da terceira etapa, serão gerados classificação, convocação e processo de matrícula próprios, devendo essas convocações obedecer rigorosamente à classificação dos candidatos no curso, turno e câmpus.

Seus objetivos são os de ampliar as possibilidades de acesso aos cursos de graduação da UEM; estabelecer uma relação mais intensa entre a Universidade e as escolas de ensino médio, permitindo ações que visem a um maior aprimoramento e à interação entre ambas; selecionar, de forma gradual e sistemática, os alunos-candidatos, valorizando e estimulando um processo contínuo de estudo; permitir, por meio de informações detalhadas de desempenho do candidato, que tanto os alunos quanto as escolas tenham a oportunidade de monitorar esse desempenho ao longo do ensino médio.