José James da Silveira, professor aposentado do Departamento de Economia da UEM, foi homenageado nesta quinta-feira à noite, dia 8. Ele recebeu a estatueta O Semeador, instituída pelo DCO e que representa o professor Ney Marques, conhecido por semear as Ciências Econômicas por onde deu aulas, inclusive na UEM. A estátua foi entregue pela professora Maria de Fátima Garcia. 

O homenageado foi diretor da primeira faculdade de Ciências Econômicas de Maringá, que deu origem à UEM. No início da história da Universidade, James da Silveira chegou a hipotecar sua casa para garantir a construção dos blocos 1, 2 e 3 na Instituição. A chefe do DCO, Rosalina Lima Izepão, disse que eles haviam conseguido levar o professor até a solenidade com um pretexto e realizar a homenagem surpresa. Destacou que, por todo o ensinamento e espírito desbravador durante a vida, a homenagem era extremamente adequada, justa e pertinente.  

O presidente do Centro Acadêmico José James da Silveira, Luigi Soncin, lembrou o apoio incondicional dado pelo professor ao CA, tanto de forma institucional como pessoal, de idéias, de trabalho e participação. Ainda hoje o docente comparece ao CA para auxiliar os alunos. Soncin destacou ainda sentir-se honrado em estar no Centro Acadêmico que leva o nome de James da Silveira.  

Rafael Oberleitner Crozatti, em nome dos acadêmicos de Ciências Econômicas, agradeceu o exemplo do professor iniciado na década de 1960 e que permanece até hoje. Marcelo Farid Pereira, em nome dos servidores do DCO, comentou que, pegando o exemplo didático e de vida de James da Silveira, seria possível construir vários cursos. Destacou que seus empenho, dedicação e comprometimento extrapolam a área de economia e contribuem na formação de verdadeiros cidadãos.  

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Júlio Damasceno, apontou que, mesmo sendo de área diferente, estava feliz em auxiliar o Centro de Ciências Sociais Aplicadas a homenagear um professor tão distinto e atuante. Para ele, a homenagem foi justíssima pela vida de James Silveira e esse reconhecimento é importante para a UEM. A vice-reitora Neusa Altoé comentou estar emocionada em fazer parte da homenagem a uma pessoa com a referência e excelência na educação como James da Silveira. Altoé ainda citou que, quando pensa em um exemplo na educação, lembra-se de James da Silveira, que leva consigo a excelência docente e a sintetização da marca de cidadão na própria acepção do termo.  

O professor José James da Silveira agradeceu as lembranças mencionadas durante a solenidade, das quais, não se lembrava mais. Disse que era um momento de grande alegria e que gostaria de registrar essa homenagem também à esposa Leonor Marcon da Silveira, falecida 2012. Ressaltou que, sem o apoio, base e inspiração da esposa, sua dedicação à UEM não teria sido a mesma.  

 

A homenagem foi prestada pelo DCO e pelo Centro Acadêmico, que também promoveram a palestra Taxa de Câmbio no Brasil: dinâmicas da especulação e da arbitragem, proferida pelo professor Pedro Linhares Rossi, da Unicamp.