A 18ª Semana de Enfermagem da UEM, iniciada nesta terça-feira, dia 6, termina com a realização de minicursos nesta quarta-feira, dia 7, nos blocos C-34 e D-34. Durante a solenidade de abertura, o chefe do Departamento de Enfermagem, Herbert Leopoldo Freitas Góes, destacou a integração entre alunos promovida pelo evento, já que 60% dos estudantes do curso estavam presentes. A coordenadora do curso, Vanessa Antoniasse Baldissera, fez um relato de sua primeira atividade como enfermeira aos 21 anos de idade. Falou que, após o médico ter saído do quarto de um menino em fase terminal e ter dito que a partir dali o trabalho era dela, realizou os procedimentos necessários e também ia sair do aposento, quando, a zeladora perguntou se ela iria deixar o menino sozinho. Contou que retornou e permaneceu com o paciente até a manhã seguinte quando ele faleceu. Destacou que isso a fez perceber a importância do enfermeiro e da enfermeira no cuidado. Agradeceu os professores por compartilhar essa visão de cuidar não só das feridas e enfermidades, mas do paciente em si. A diretora do Centro de Ciências da Saúde, Terezinha Svidzinski, elogiou a iniciativa e também a fala de Baldissera, comentou sobre a tradição do evento e colocou o CCS à disposição.

A professora Regina Gema Santini Costenaro, mestre em Educação e doutora em Filosofia da Enfermagem, proferiu a palestra de abertura. Costenaro é professora adjunta nos cursos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia do Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, e enfermeira assistencial na UTI de RN do Hospital Universitário de Santa Maria. Ela falou sobre Motivação Profissional para o Cuidar de Si e para o Cuidar do Outro. Os minicursos desta quarta-feira, dia 7, são Conhecimento Clínico que Embasa o Cuidado que Envolve Amor e a Paixão; Conhecimento Clínico que Embasa o Cuidado de Enfermagem em Neurologia, Endocrinologia e Pneumologia; Suporte Básico de Vida e Socorros de Emergência; e Gerenciamento em Situações de Emergência.