O médico sanitarista Fábio Luiz Alves, coordenador da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde profere, no dia 8 de maio, a conferência Assistência e Humanização do Cuidado. Primeira atividade comemorativa dos 25 anos do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), o evento será realizado no auditório do hospital, às 19h30. Na oportunidade será lançado o edital de seleção do Apoiador Institucional do HUM. Na manhã seguinte, 9, Alves participa, na Clínica Odontológica, da inauguração de um novo espaço do setor de urgência com acolhimento com classificação de risco, um dos dispositivos da PNH. À tarde, Carine Ferreira Nied, coordenadora da Região Sul da PNH e consultora do Rio Grande do Sul, e Eliane Benkendorf, consultora da PNH no Paraná, ambas representantes do Ministério da Saúde, estarão reunidas com membros de grupos de trabalho de humanização do HUM e dos hospitais de Maringá para tratar do tema Apoiador Institucional.

A Política Nacional de Humanização (PNH) foi implantada em 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil  e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

No HUM, o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) iniciou suas atividades em 2008, promovendo ações humanizadoras que aprimorem a rede de atenção à saúde, as inter-relações das equipes e a democratização institucional nas unidades de prestação de serviço, fortalecendo o trabalho em equipe multiprofissional.