Anualmente, a Eduem, Editora da Universidade Estadual de Maringá, promove o lançamento coletivo dos livros e este ano o evento está agendado para o próximo dia 28, quando haverá a cerimônia de lançamento das publicações da Eduem de 2012 a 2014. Nesta categoria estão 53 livros, dos quais três são da Coleção Documentos e História, além de 15 números da Coleção Fundamentum e 24 novas Revistas Acta Scientiarum. A festa de lançamento será no auditório do Bloco B-33, com início às 19h30.

Um dos destaques na cerimônia será a presença do pesquisador alemão Gerd Kohlhepp, professor e diretor do Instituto Geográfico da Universidade de Tubingen, Alemanha. Kohlhepp teve uma obra sua (Agrar Colonisation in Nord) traduzida do alemão para o português e publicada pela Eduem. O tradutor foi o professor Paulo Astor Soethe, da Universidade Federal do Paraná, doutor em Literatura Alemã, que também confirmou presença na cerimônia.

“O livro acaba de ser impresso sob o título Colonização Agrária no Norte do Paraná”, anuncia o diretor da Eduem, professor Alessandro Lucca Braccini, destacando que a obra avalia a colonização nesta região a partir da estrutura social, econômica e estrutural que a moldou. Na obra também está descrita a mudança de perspectiva econômica promovida na região  a partir da chamada geada negra de 1970, que acabou substituindo o plantio de café por outros produtos como algodão e soja.

Dupla comemoração – Além do lançamento dos livros, que já é um ato festivo, a Eduem também está comemorando os 40 anos de publicação das Revistas Acta Scientiarum. Durante a cerimônia, serão homenageadas várias pessoas que fizeram parte da história ao longo destas quatro décadas. O diretor da Eduem explica que a publicação teve início em 1974, então com o nome de Unimar. “Era impressa apenas uma edição anual da revista que trazia em média onze artigos, de todas as áreas do conhecimento”. Em 1998, ela passou a chamar-se Acta Scientiarum, nome que, segundo  Braccini, foi escolhido para expressar o conteúdo e a filosofia da revista, que publica artigos científicos inéditos. Braccini destaca que, hoje, a Eduem edita oito volumes da Acta Scientiarum, divididos por área do conhecimento. “No conjunto publicamos mais de 200 artigos por ano”, frisa.

Literatura, história e parasitologia - O diretor também explica o porquê de a solenidade deste ano englobar as publicações desde 2012. “É que em 2013, não promovemos o lançamento coletivo em razão de alguns eventos em caráter excepcional”, diz. Um deles foi o lançamento do primeiro livro de Literatura editado pela Eduem: Bordados do Brasil: a arte de Militão dos Santos, organizado por Jacirema Cléia Ferreira e Olinda Evangelista.

Também houve o lançamento da primeira edição, em inglês, com o selo da Editora: o livro Brazil-U.S. Relations in the 20th and 21st Centuries, organizado pelos professores Sidnei Munhoz e Francisco Teixeira. O lançamento foi feito durante a Feira de Frankfurt, da qual a Eduem participou.

O outro evento foi a tarde de autógrafos por conta do livro Parasitas de Peixes de Água Doce do Brasil, que tem entre os organizadores, o professor Gilberto Pavanelli. O evento também fez parte das comemorações dos 30 anos de criação Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) e 40 anos do curso de Ciências Biológicas da UEM.

Cultura Xetá – Na lista de lançamentos estão dois livros que foram produzidos com a colaboração do povo Xetá, incluindo as ilustrações. São eles: Vocabulário Ilustrado Xetá e Jané Rekó Paranuhá: narrativas Xetá. O diretor da Eduem explica que foram encaminhados projetos que irão concorrer em editais que garantam recursos para a distribuição das obras em escolas dos anos iniciais e do ensino fundamental de todo o Brasil.

SciElo – Braccini também anuncia uma novidade que promete aumentar ainda mais a visibilidade da Eduem, que é a indexação da editora no SciElo Livros. “Essa aprovação era aguardada desde 2012 e foi recebida com entusiasmo por todos”, comemora o diretor, dizendo que dos sete livros que já foram encaminhados para indexação, seis já foram aceitos. O diretor ainda lembra que a Eduem tem duas revistas Acta indexadas no SciELO.

Lançamento coletivo de livros da Eduem
Data: 28 de março
Local: Auditório do Bloco B-33, câmpus sede da UEM
Veja a relação dos lançamentos neste link