Foi aberto oficialmente, nesta sexta-feira (14), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o 1º Fórum de Pró-Reitores de Administração das Universidades Estaduais do Paraná, no auditório do DCO, Bloco C-43 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, teve 110 inscritos, dentre eles, servidores públicos estaduais, em especial pró-reitores de administração, assessores jurídicos, assessores de planejamento, diretores administrativos, contadores e demais profissionais do setor.   

A solenidade de abertura teve início às 8h30 e contou com a presença do reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho,da  vice reitora da UEM, Neusa Altoé, do diretor geral da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sérgio de Jesus Vieira, do conselheiro da 5ª Inspetoria do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Lelis Bonilha, do assessor de Planejamento de Ensino Superior da SETI, Décio Sperandio, do pró-reitor de Administração da UEM, Marcelo Soncini Rodrigues, além do procurador chefe da 6ª Procuradoria Regional do Estado, Pedro Rogério Pinheiro Zunta, do reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, da reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Aparecida Moreno, entre outras autoridades.

                               

Prates Filho salientou que as atividades administrativas devem sempre preservar as dinâmicas público-científicas das Universidades, tendo a difícil missão de gerenciar os recursos visando a excelência das instituições.Sonsini relembrou a pauta discutida durante a quinta feira, quando teve início as atividades do Fórum, destacando a proposta de criação de um estatuto para as pró-reitorias administrativas, além de colocar à disposição das outras instituições de ensino superior o sistema de compras da UEM. Ele ainda ressaltou a importância da troca de experiências e informações para resolver problemas comuns, como o corte de 40% nas verbas destinadas às universidades estaduais pelo Governo do Estado do Paraná.

                                   

O diretor geral da Seti enfatizou o árduo trabalho dos secretários, pró-reitores e reitores por uma causa tão nobre quanto a educação. Bonilha, homenageado durante a abertura do evento com uma placa, comentou sobre sua proximidade com o ensino superior desde o início de sua carreira, tendo lecionado por dez anos. Ainda expressou sua alegria em receber o convite para ministrar a palestra Tribunal de Contas e as Instituições de Ensino Superior do Paraná, realizada também na manhã desta sexta-feira.

A reitora da UEL destacou a importância do Fórum para a busca de mecanismos que racionalizem o orçamento, além de estimar que as universidades continuem unindo forças, na busca por transparência administrativa e superação das dificuldades. Em consonância com este discurso, o reitor da Unicentro, atual presidente da Apiesp ( Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público) desejou longevidade ao Fórum e sucesso na busca de soluções conjuntas, além de evidenciar a posição de pioneira da UEM na realização de importantes iniciativas, como o Encontro Anual de Iniciação Científica, além do próprio Fórum.

A programação continua na tarde desta sexta feira com palestra sobre Dispensa e Inexigibilidade de Licitação, ministrada por Edgar Guimarães. Consultor Jurídico do Tribunal de Contas do Paraná, que discutirá também contratação direta e efetivação de contratações.