A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sedia, nesta quinta e sexta feira (13 e 14), o 1º Simpósio NEDDIJ - Direito de Criança: enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente do Paraná - Capacitação de profissionais e bolsistas. O evento reúne pesquisadores e juristas e visa a fomentar discussões nas áreas da psicologia e do direito de crianças e jovens em situação de risco e contra os abusos e violência.

Coordenado pelo NEDDIJ da UEM, o Simpósio tem co-promoção do NEDDIJ da Universidade Estadual de Londrina, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e conta com o apoio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

O evento foi aberto nesta quinta feira (13), às 8h30, e contou com a presença do reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho (foto à esquerda), que ressaltou o papel da Universidade na defesa dos direitos sociais, principalmente por meio dos projetos de extensão. Prates Filho também parabenizou o Núcleo pelo trabalho de fundamental importância para a comunidade.

O Assessor de Planejamento do Ensino Superior, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio (foto abaixo), destacou a importância dos projetos de extensão como característica predominante das Universidades públicas, que devem agir a serviço da comunidade, transferindo para o social os frutos do ensino e da pesquisa.

Além dos debates, o Simpósio também foi formatado para a capacitação de profissionais e acadêmicos bolsistas do NEDDIJ, funcionários da rede socioeducativa, profissionais das redes de proteção à criança do município, entre outros. A coordenadora geral do evento e do NEDDIJ da UEL, Claudete Carvalho Canezin (foto abaixo), frisou a importância da capacitação de toda a rede ligada à criança e ao adolescente para que os jovens possam ser resgatados das situações de vulnerabilidade social. Canezin também citou as dificuldades enfrentadas pelo Núcleo nas mais diversas cidades, como a necessidade de locais adequados, profissionais e acadêmicos na área e melhores bolsas aos envolvidos.

A professora Amália Regina Donegá, vice-coordenadora do evento e coordenadora do NEDDIJ da UEM, celebrou os oito anos de criação do Núcleo, que oferece atendimento, assessoria e suporte psicológico e jurídico à população. O simpósio vem sendo realizado em todas as universidades públicas do Estado que contam com esse projeto de extensão, ligado ao programa Universidade sem Fronteiras.

Confira a programação dos próximos eventos: Universidade Estadual de Ponta Grossa, nos dias 27 e 28 deste mês; Universidade Estadual do Oeste do Paraná, nos dias 10 e 11 de abril (câmpus de Francisco Beltrão), e nos dias 15 e 16 de maio (em Marechal Cândido Rondon); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Guarapuava), nos dias 24 e 25 de abril. O encerramento será no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em Curitiba, nos dias 4 e 5 de junho. Mais informações pelo site do evento.