Aproximar a universidade do setor produtivo, formar pesquisadores capacitados e fomentar a internacionalização da instituição são as intenções do doutorado interinstitucional em Engenharia Têxtil, segundo disse o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, durante a aula magna do curso, realizada nesta terça-feira (11), às 8h30, no Bloco G-56. O doutorado é oferecido pela  Universidade do Minho, de Portugal, tendo a UEM como universidade receptora e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) como receptora associada.

A aula foi proferida pelos docentes da universidade portuguesa, Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos, Fernando Batista Nunes Ferreira, Raúl Fangueiro.

Prates Filho evidenciou a importância da formação de pesquisadores e empresários bem preparados para atuarem na área, principalmente na região de Maringá, que possui “mais de cinco mil empresas envolvidas com atividades de moda e confecção”, frisou.

O  reitor da UTFPR Carlos Eduardo Cantarelli, enalteceu a qualidade da educação superior estadual, sendo a parceria entre as três universidades um passo considerável para o crescimento do câmpus de Apucarana da UTFPR, fundado há apenas 7 anos, assim como do setor têxtil em geral na região.

O professor Ricardo Dias Silva, diretor do Centro de Tecnologia da UEM, destacou que a parceria permite, a médio e longo prazo, instalar aqui no Paraná, o primeiro projeto de pós graduação em Engenharia Têxtil do Brasil.

O curso, que terá duração de três anos, conta com 28 doutorandos, todos professores da UEM e da UTFPR, das áreas de Engenharia Têxtil e Moda.