A Universidade Estadual de Maringá (UEM) mantém, desde 2009, o Programa de Formação Inicial, o ProInício que é dirigido aos alunos de graduação da instituição, oferecendo, fora da grade curricular dos cursos, disciplinas com conteúdos básicos, essenciais ao bom desenvolvimento da vida acadêmica. Implantado com o objetivo de minimizar a evasão e reduzir os índices de reprovação, o ProInício se consolidou ao longo desses cinco anos.E o que começou como um programa de gestão pode se transformar em um projeto institucional, ganhando caráter permanente.

Ednéia Rossi diz que programas dessa natureza podem ajudar inclusive nos processos de avaliação dos cursosA matéria deve ser encaminhada, este ano, para discussão no Conselho de Pesquisa e Extensão da Universidade, segundo informou a pró-reitora de Ensino, professora Ednéia Rossi. A iniciativa se justifica pela própria relevância de programas dessa natureza que, de acordo com a pró-reitora, podem ajudar inclusive nos processos de avaliação dos cursos.

Novas turmas - Independentemente dos novos rumos, o ProInício, que está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, mantém sua estrutura e abre turmas para este ano, com a oferta total de 330 vagas para o primeiro semestre, distribuídas entre as disciplinas de matemática, informática e línguas portuguesa e inglesa. As inscrições foram abertas hoje (6) e seguem até 14 de março e devem ser efetivadas na Pró-Reitoria de Ensino, Bloco 111, sala 9. A pró-reitora adianta que a procura é sempre maior do que o número de vagas disponíveis, mas que a equipe vem se estruturando para atender 100% da demanda. Cada curso é ofertado de forma independente, tendo um professor da área como responsável e monitores-assistentes que auxiliam no desenvolvimento do módulo, que é formatado com 30 ou 20 horas/aula cada. As aulas concentram-se em conteúdos básicos, que são pré-requisitos às disciplinas acadêmicas e à própria formação universitária, oferecendo suporte aos alunos que possuem algum tipo de defasagem trazida do ensino médio.

Corpo docente - Ednéia Rossi destaca que corpo docente ligado ao programa é bastante qualificado e sempre muito bem avaliado pelos discentes, ao final dos módulos. “O retorno que recebemos dos alunos é bem positivo”, anima-se a pró-reitora.

Renan Kovalczuk aprovou a metodologia do programaRenan Kovalczuk, acadêmico do segundo ano de Engenharia Elétrica, cursou o módulo de Língua Inglesa, no segundo semestre de 2013. Ele diz que para alguém que como ele não tem condições de pagar um curso de idiomas, o Pro Início foi de grande valia. “A metodologia é muito boa”, avalia Kovalczuk, valorizando também a interação entre as pessoas como outro ponto positivo do projeto.

Em 2011, o projeto foi levado para o Câmpus Regional de Umuarama. Uma proposta em estudo é estender o projeto também aos alunos da educação a distância.

Pesquisa – Alguns trabalhos de pesquisa começam a investigar o alcance do programa. No ano passado, por exemplo, durante o IV Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação), realizado na UEM, foi apresentado um relato de como se efetiva a prática de produção textual desenvolvida nas disciplinas de Introdução à Língua Portuguesa no âmbito do ProInício. No caso específico dessa disciplina, coordenada pela professora Cristiane Carneiro Capristano, um dos objetivos é promover a interação dos alunos com as práticas de leitura, interpretação e produção de diversos gêneros discursivos que circulam no contexto universitário e, também, com as habilidades e capacidades necessárias para o desenvolvimento dessas práticas.

Serviço:
ProInício – Programa de Formação Inicial
Inscrições gratuitas – de 6 a 14 de março.
Local: Pró-Reitoria de Ensino – Bloco 111, sala 9.
Início das aulas: 17 de março.
Informações: 3011-5187.