O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé receberam, nesta sexta-feira (28), os membros da Comissão de Elaboração do Plano Diretor do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá e os integrantes do Grupo de Trabalho de Reestruturação do Plano Diretor de Edificações e Paisagismo do Hospital Universitário (HU).

No encontro foram discutidos os detalhes sobre o território da Universidade, tendo em vista o trabalho realizado pelo GT do hospital, criado pela superintendência do HU, por meio de portaria, e as atividades desenvolvidas pela Comissão, que foi instituída pela Reitoria da UEM, também por meio de portaria.

A discussão girou em torno da necessidade de a UEM trabalhar para recuperar a área territorial perdida nas últimas décadas, já que, desde a criação do câmpus, em 1969, o terreno que pertenceria originalmente à universidade foi reduzido em mais de 40%.

A comissão vai fazer um levantamento histórico detalhado sobre a perda gradual do território que, em parte, não chegou a ser escriturado pela UEM. Segundo o reitor, a Universidade já vem dando encaminhamento no que se refere às ações judiciais para reverter as áreas questionadas. Prates Filho lembrou que o Plano Diretor tem o objetivo de normatizar e programar novas edificações no câmpus universitário, uma vez que até agora a Universidade não tinha um Plano desta natureza.