O que figuras icônicas como Tom Cruise, David Beckham, Bill Clinton, Mel Gibson e Steven Spielberg têm em comum? Todos sofreram com atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, em algum momento da infância ou da adolescência. O chamado bullying, um tema amplamente discutido atualmente, é assunto do livro Educando para a superação do bullying escolar, escrito pelo professor do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da UEM, Geovanio Rossato, em parceria com a doutoranda em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Solange Marques Rossato.

Lançada em janeiro deste ano pela editora Loyola, a obra de 168 páginas trata do bullying escolar de forma sistemática e profunda, na tentativa de colaborar para a superação do problema no âmbito escolar. De acordo com o professor, o livro é mais abrangente em relação a outras obras sobre o tema, versando sobre os tipos de bullying, definições do termo, suas origens e consequências, soluções caseiras e escolares de combate, além de sanar dúvidas frequentes sobre o assunto. Ainda segundo Rossato, “o livro se apoia em diversas fontes e se utiliza de uma linguagem acadêmica, mas ao mesmo tempo literária”.

A obra é a primeira da série Caminhos da Formação Docente, coordenada pelo filósofo, pedagogo e jornalista Nelson Piletti, autor de livros didáticos, paradidáticos e acadêmicos nas áreas de educação e história. É possível adquirir exemplares no site da editora Loyola (www.loyola.com.br) ou em livrarias de todo o Brasil.

Os autores

Geovanio Rossato é bacharel em Filosofia e em Direito, doutor em Antropologia Cultural e Social pela Universidade de Barcelona (Espanha) e professor associado do Departamento de Ciências Sociais da UEM. É pesquisador das áreas de Políticas Públicas e de Direitos da Infância e da Adolescência. Ex-professor dos ensinos fundamental e médio, é coautor, com Nelson Piletti, de Educação básica - Da organização legal ao cotidiano escolar e autor de livros sobre políticas de atendimento social à infância e à adolescência.

Solange Marques Rossato é graduada e mestre em Psicologia pela UEM, onde foi professora do Departamento de Psicologia e, hoje, atua como pesquisadora em Queixa Escolar (dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento). É psicóloga escolar e pertence ao Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Assis). Ex-professora de educação infantil, ensinos fundamental e médio e da educação especial, é coautora, com Nelson Piletti, de Psicologia da aprendizagem - Da teoria do condicionamento ao construtivismo, e coorganizadora do livro Pesquisas em queixa escolar - Desvelando e desmistificando o cotidiano escolar.