Pedagogia promove contação de história em centro de educação infantil. Um dos projetos inscritos na primeira edição do concurso

Entre as diferentes atividades programadas para o início do ano letivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) destaca-se o concurso Recepção Solidária 2014. A proposta é eleger e premiar os três melhores projetos caracterizados pela integração entre acadêmicos veteranos e calouros, constituindo de fato uma recepção solidária aos novos alunos da universidade, que espera receber cerca de 3.700 calouros.

O concurso abrange também os câmpus regionais da UEM e os projetos podem englobar ações solidárias, de educação social ou ambiental. A atividade vencedora receberá R$ 3.000,00 e ainda haverá prêmios de R$ 1.000,00 para o segundo e terceiro colocados.

Para concorrer, os cursos deverão desenvolver uma atividade conjunta com a participação de veteranos e dos novos acadêmicos, podendo também ter a participação de professores. O projeto poderá ser desenvolvido ao longo do primeiro mês de aula, que terá início no dia 3 de fevereiro. É necessário fazer o registro documental, inclusive com fotos, das atividades e dos resultados obtidos. Todo o material deverá ser entregue na Diretoria de Ensino de Graduação, Bloco 111, sala 6, até o dia 12 de março. Não será necessária inscrição prévia, a simples entrega do registro documental, dentro do prazo estipulado, é o suficiente para concorrer aos prêmios.

Vale destacar que, pelas regras do concurso, as graduações que aplicarem trotes violentos e degradantes nos seus calouros estarão automaticamente desclassificadas.

Uma comissão interna da Pró-Reitoria de Ensino fará a seleção das melhores propostas, lembrando que a premiação recebida pelos vencedores deverá ser gasta em materiais ou despesas autorizadas em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração. Isso inclui, por exemplo, aluguel de ônibus para participação em congresso ou visita técnica; compra de material esportivo ou de material didático; compra de material de divulgação para eventos, entre outros.

Primeira edição – A premiação nesta edição do concurso Recepção Solidária foi ampliada, já que em 2013 apenas uma proposta foi contemplada. O projeto vencedor foi o  Bio’Solidário, que agregou acadêmicos dos cursos de Biologia, Bioquímica, Biotecnologia e Biomedicina. Juntos, eles realizaram uma gincana que contabilizou a doação de cerca de 2,2 mil peças de roupas e acessórios e 20 kg de alimentos entregues à várias famílias carentes, cadastradas na prefeitura da cidade. ONG’s que cuidam de cães de rua também receberam recursos, gerados com a venda de uma rifa, outra ação do Bio’Solidário, que ainda promoveu a doação de mudas de plantas nas ruas próximas à UEM e a doação sangue para o Hemocentro do Hospital Universitário.

O diretor de Ensino de Graduação, Eduardo Radovanovic, lembra que quatorze dos mais de sessenta cursos da UEM participaram da primeira edição do concurso. A expectativa para este ano é que o número de projetos inscritos aumente.

Informações adicionais pelo fone 44 3011-4240.