O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais (Cruep) realizou, na manhã da última quarta-feira (22), a primeira reunião de 2014 para debater vários assuntos que envolvem ações desempenhadas pelas universidades e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Uma das ações previstas para os meses de fevereiro e março será a realização de reuniões envolvendo os assessores, coordenadores e diretores de órgãos que integram a secretaria em cada uma das sete universidades estaduais. Entre as notícias está o investimento em infraestrutura nas instituições.

O secretário João Carlos apresentou aos reitores o projeto “Descentralização SETI”, que prevê a interiorização de ações planejadas e desenvolvidas pela Secretaria nas cidades onde estão os câmpus centrais das universidades. A primeira universidade a receber a equipe da SETI será a Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 14 de fevereiro.
Para o secretário esta é uma oportunidade de concentrar esforços para desenvolver projetos e aperfeiçoar ações de grupos de trabalho. “Vamos levar até as universidades uma equipe da Seti para tornar mais conhecidos atos e ações de governo e, com a proximidade, poderemos esclarecer dúvidas mais rapidamente”, explicou o secretário.

O secretário João Carlos comunicou que, neste ano, o investimento em infraestrutura para as universidades será de R$ 40,5 milhões. Deste total serão destinados R$ 9 milhões para a Universidade Estadual de Londrina, R$ 9 milhões para a Universidade Estadual de Maringá, R$ 4,5 milhões para a Universidade Estadual de Ponta Grossa, R$ 4,5 milhões para a Universidade Estadual do Centro-Oeste, R$ 4,5 milhões para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, R$ 4,5 para a Universidade Estadual do Norte do Paraná e R$ 4,5 milhões para a Universidade Estadual do Paraná.
O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofmann, também participou da reunião e fez uma apresentação do relatório de atividades e do planejamento de ações da Fundação para o ano de 2014. Destacou também algumas propostas de ações discutidas durante reuniões realizadas em Brasília, com os presidentes da Capes e do CNPq, que estimulam a internacionalização das universidades estaduais do Paraná.

Durante a reunião, houve a divulgação da 27ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que está com as inscrições abertas até o dia 31 de março. As áreas contempladas nesta edição são Ciências Humanas e Sociais e Ciências Agrárias.

Apoio – Outro tema apresentado durante a reunião foi o programa Paraná Fala Inglês (PFI), um investimento do governo do Estado, por meio do Fundo Paraná, com o objetivo de contribuir com a internacionalização das universidades estaduais paranaenses. Trata-se da implementação de novos cursos para o ensino de Língua Inglesa nas universidades estaduais, para atender a possíveis programas estaduais ou do Governo Federal, bem como outras demandas de formação para proficiência linguística. A partir de 2014, docentes, alunos da graduação e pós-graduação e agentes universitários das IES paranaenses poderão realizar cursos semestrais preparatórios em níveis intermediário e pós-intermediário para o exame do TOEFL iBT (Test of English as a Second Language / Internet-Based), que avalia a capacidade do aluno de usar e compreender o inglês no nível universitário.

O curso de especialização em Gestão Pública com ênfase em Sistema Único da Assistência Social (Residência Técnica) também constou na pauta da reunião. O curso começa em fevereiro de 2014 e segue até novembro de 2015, na modalidade de educação a distância. Além de ser gratuito, o curso ainda proporcionar ao participante selecionado uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1.900. A intenção do programa é prepara profissionais recém-formados de diferentes áreas para atuarem diretamente no serviço público e em empresas prestadoras de serviço. O programa é desenvolvido em uma parceria entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), Secretaria da Administração e da Previdência, Escola de Governo e universidades estaduais do Paraná.

Para o reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, a decisão de descentralizar as reuniões “é de extrema importância para que a Seti conheça a realidade e as necessidades de cada universidade in loco”. Prates Filho ainda comentou que o pacote Paraná fala Inglês “dará oportunidade para que novos estudantes possam participar do programa federal Ciência Sem Fronteiras, contribuindo com o processo de internacionalização da UEM”. Por fim, o reitor destacou que os R$ 9 milhões liberados para investimento em infraestrutura “serão empregados na finalização de algumas obras e vão atender algumas demandas setorizadas apresentadas pela comunidade universitária”.