O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM alcançou posições de destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno Eduardo Celso Viscovini, do 9º ano, conquistou medalha de ouro no Nível 2, Jordan Augusto Porto Tenório, do terceiro ano do ensino médio, ficou com medalha de prata no Nível 3 e Emanuel Minuce Mazo (7º ano – Nível 1), Marcílio Bulgarelli Junior (8º ano - Nível 2), Heitor Raí Alcazar Camacho e Bruno Henrique Ribeiro Valério (9º  ano - Nível 2), receberam medalhas de bronze. A nona edição da competição registrou a participação de mais de 18 milhões de estudantes, de 47.144 escolas. O resultado foi divulgado no dia 29 de novembro, no site www.obmep.org.br.

A OBMEP é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A Olimpíada é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

Os alunos das escolas estaduais do Paraná ficaram em terceiro lugar na 9ª OBMEP. No quadro geral, o estado conquistou 437 medalhas (33 de ouro, 81 de prata e 323 de bronze), desempenho superior em relação a 2012, quando ficou em 5º lugar geral. Minas Gerais e São Paulo ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Além das medalhas, os alunos ganham certificados de menção honrosa e, aqueles com melhor desempenho, bolsas de Iniciação Científica Jr (CNPq/MCT), que os mantém estudando matemática sob a coordenação da OBMEP. Professores e escolas também recebem premiações.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CAP, Alessandra Martinho de Oliveira, a Olimpíada serve para que escolas e professores tenham um parâmetro de avaliação do conteúdo aplicado, além de estimular os alunos a estudarem e a conquistarem resultados cada vez melhores. Ainda segundo a professora, muito do bom desempenho do CAP se deve aos grupos de estudo e monitorias semanais oferecidas pelo colégio.

Em julho deste ano, a excelência do CAP na área pôde ser comprovada, quando o aluno do primeiro ano do Ensino Médio, João Pedro Braido, foi aprovado no vestibular da UEM para o curso de graduação em Matemática.