Na última segunda-feira (02), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa garantiu a contratação de nove professores e 17 agentes universitários para o câmpus da UEM em Ivaiporã. Os novos servidores serão chamados até janeiro de 2014 e atuarão nos três cursos ofertados na unidade: Educação Física, História e Serviço Social. O anúncio foi feito pelo governador, na presença de 20 prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

“Temos a educação como prioridade absoluta do nosso governo. As nossas universidades estaduais têm recebido o apoio irrestrito do Governo do Estado para garantir um ensino de excelência e qualidade”, disse Beto Richa. A região do Vale do Ivaí concentra 23 municípios e uma população de 340 mil habitantes.

A vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, lembrou que a reunião com o governador é resultado de uma audiência pública ocorrida, no dia 24 de outubro deste ano, na Câmara Municipal de Ivaiporã, com a participação do prefeito Carlos Gil; outros prefeitos da Amuvi; vereadores; empresários; diretores e professores da cidade; entre outros.

A UEM esteve representada, nesta audiência pública, pela vice-reitora; pelo diretor do Câmpus Regional Vale do Ivaí, Raimundo Pinheiro Neto; pela diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nerli Nonato Mori; além de outras autoridades. Ainda segundo Neusa Altoé, da audiência em Ivaiporã foi tirada a decisão de que haveria uma reunião da Amuvi. E da reunião entre os prefeitos da entidade foi agendada o encontro de ontem com o governador Beto Richa, em Curitiba.

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, que é presidente da Amuvi, disse que os investimentos do Governo do Estado no campus Ivaiporã promovem o desenvolvimento da região. “É uma região que foi esquecida pelos governos por muitos anos e o governo Beto Richa está resgatando o nosso desenvolvimento”, destacou Gil. Segundo ele, o campus receberá 120 novos alunos, ampliando de 300 para 420 vagas nos cursos.

O secretário João Carlos Gomes disse que a contratação reforça o funcionamento dos cursos na unidade. “Este campus impulsiona o desenvolvimento local, fazendo com que o jovem não saia da sua região para ir estudar em um grande centro urbano”, afirmou Gomes.

Participaram da reunião, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; os deputados estaduais Alexandre Curi, Artagão Junior e Stephanes Junior.

*Com Agência Estadual de Notícias