No último dia 26, no auditório do H-35, a Comissão de Elaboração do Plano Diretor do câmpus sede da UEM, instituída por meio da Portaria nº 433/2012, deu início ao Processo Participativo, segunda etapa de atividades da comissão, referente às reuniões dos Centros Interdisciplinares (CI’s). O primeiro encontro foi realizado com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).

Durante a reunião, a presidente interina da comissão, professora Ana Lúcia Rodrigues, exibiu a estrutura metodológica do processo de elaboração do PD, enfatizando a importância da participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica na leitura técnica, comunitária e nas decisões. Nas reuniões nos CI´s serão indicados os participantes da Comissão de Mobilização e Acompanhamento que atuarão nas oficinas e audiências.

“O processo começa com a definição e redefinição da ocupação do campus sede. É necessário construir os princípios e diretrizes para o uso e a ocupação do território físico. Também orientar e elaborar os projetos de construção e redefinição de uso dos atuais espaços ocupados pela estrutura utilizada por toda a comunidade acadêmica. A proposta, inicialmente, tem um horizonte temporal de 20 anos, com revisão em 2020, quando a UEM completa 50 anos de existência”, explica a professora.

Para embasar e para os presentes vislumbrarem o território atual disponível do campus sede, também foi apresentado o histórico de ocupação das áreas da UEM desde 1969. As informações sistematizadas constatam uma redução de 43% em relação a área original que era de 85, 29 alqueires (1969), contra 49,31 alqueires em 2013.

Após a exposição, os presentes na reunião do CCH se mostraram surpresos com a atual situação do campus e reconheceram a importância do trabalho da Comissão do Plano Diretor, demonstrando pronto interesse em participar da Comissão de Acompanhamento. Também sugeriram outras ações para o calendário de 2014, como inserir na recepção dos calouros, uma apresentação desse histórico de ocupação que reduziu os espaços da UEM, com um passeio pelas áreas identificadas no campus.

Nesta quarta-feira (27), no Bloco J-45, Anfiteatro 2, foi realizada a reunião com o Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Comissão

Para compor o Plano Diretor Participativo do câmpus sede da UEM, também será formada uma Comissão de Mobilização e Acompanhamento composta por representantes de cada Centro (CCH, CCB, CSA, CTC, CCS, CCA, CCE), dos Técnicos Universitários, Discentes, da Administração Central e do Complexo da Saúde.

Agenda

A Comissão de Elaboração do Plano Diretor Participativo do campus sede da UEM continua com o lançamento do processo participativo nas reuniões dos demais CI’s. A agenda prevista é:

29/11- CI do CCE - 14:00 – G56 – sala 21
04/12- CI do CCS – 8:00 – local 126
04/12- CI do CTC – 14:00 - Bloco C67 – auditório menor
06/12- CI do CSA – 14:00 – C23 – sala 06
11/12 – CI do CCB – (local e horário a definir)

Informações

Todas as informações sobre o Plano Diretor (PD) Participativo do Campus-Sede da UEM estão disponíveis no site www.sites.uem.br/planodiretor_uem.