Cerca de 100 pessoas, entre representantes das secretarias de saúde de municípios da 15º Regional participaram da reunião que apresentou o fluxo da Unidade de Mama do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) na manhã de ontem, 25. Formada pela Unidade de Mamografia, localizada no Bloco da Imagenologia, o Ambulatório de Mastologia, o Laboratório de Anatomia Patológica e a equipe de apoio multiprofissional do Ambulatório de Especialidades, a unidade deve começar a atender as pacientes a partir de 14 de janeiro com uma equipe multidisciplinar composta por mastologista, radiologista, técnico em radiologia, patologista, técnico em patologia, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, psicólogo e técnico administrativo.

Participaram da reunião a superintendente estadual de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, representando a Secretaria de Saúde (Sesa), o mastologista Vinícius Budel, da Secretaria Estadual de Saúde, a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Neusa Altoé, a superintendente do HUM, Magda Félix, o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, o chefe da 15º Regional de Saúde, Kazumichi Koga e a deputada federal Cida Borghetti (PROS).  A parlamentar é a autora da emenda que viabilizou, via Secretaria Estadual de Saúde, a compra do mamógrafo digital com esterotaxia, de alta tecnologia, capaz de identificar o câncer de mama em casos suspeitos com rapidez e precisão, pois permite marcar lesões não palpáveis por computador e proceder à biópsia do tecido lesado.

"Com este equipamento de alta tecnologia Maringá se torna pioneira no Brasil na instalação de um centro específico que vai permitir diagnósticos mais rápidos e precisos do câncer de mama", afirmou Cida, homenageada com um buquê de flores pelo apoio à instalação da unidade. Além de Maringá, a Sesa está viabilizando a instalação de unidades de mama também em Cascavel, Curitiba e Londrina.

Para Magda Félix, o maior mérito do projeto foi difundir a ideia da unidade, o que ela considera mais importante do que construir um espaço exclusivo. “A Unidade de Mama uniu as pessoas dentro do hospital”, afirmou.

"É uma conquista para o Paraná. Não há serviço similar no Brasil, nossas mulheres não precisarão ficar nove meses esperando pelo resultado de uma biópsia”, disse Márcia Huçulak.

Vinícius Budel destacou importância do diagnóstico precoce da doença. “Esse aparelho é capaz de dar diagnósticos eficazes e precisos. Mais do que um equipamento, isso aqui é um modelo de tratamento avançado que vai salvar muitas vidas.”

Fluxo – Inicialmente, o atendimento da Unidade de Mama do HUM será voltado aos municípios da 15ª Regional de Saúde, com posterior implantação para as demais regionais da Macrorregião Noroeste (11ª, de Campo Mourão, 12ª, de Umuarama, 13ª, de Cianorte, e 14ª, de Paranavaí). A apresentação do fluxo foi feita pela enfermeira Viviani Dourado, chefe do Ambulatório de Especialidades.