A aula inaugural do primeiro curso de especialização em Hemoterapia do Paraná e do sul do Brasil dirigido a servidores públicos foi realizada na última sexta-feira (23), no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Promovido pelas secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Saúde (Sesa), o curso é oferecido na Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Estiveram presentes o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, o presidente do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, representando o secretário estadual de Saúde, a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Magda Félix, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Terezinha Svidzinski, a diretora do Hemocentro Regional de Maringá, Silvia Tintori, a diretora do Hemocentro Regional de Londrina, Marisa Saito, e o representante da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Teixeira.

A diretora do Hemocentro, Silvia Tintori, afirmou que a especialização vai contribuir para que a rede pública paranaense de sangue continue sendo um centro de excelência. “Queremos o respeito à legislação, sermos reconhecidos e ocuparmos o nosso lugar, pois trabalhamos com qualidade na distribuição dos componentes e no atendimento aos pacientes”, afirmou. Silvia destacou o apoio de todos os envolvidos na realização do curso, especialmente dos secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes; da Saúde, Michele Caputo Neto (Sesa), do assessor técnico da Seti, Décio Sperandio; do presidente do Hemepar, Paulo Hatschbach; e da hematologista Tatiana Higa. Todos foram homenageados com placas de agradecimento.

Para Magda Félix, o início da especialização é mais um momento de celebração para diretores e servidores do HUM. “Este curso é uma vitória, pois foi preparado em tempo recorde pelos docentes do Hemocentro e do Centro de Ciências da Saúde”, disse. Ao dar as boas-vindas aos 44 participantes da especialização, Magda afirmou que recebê-los é uma troca, e a troca é o que há de mais importante para a construção do SUS.   O presidente do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, reforçou a importância do investimento na qualificação dos servidores para garantir a qualidade do serviço, destacando que a especialização em Hemoterapia é a primeira na qual o Hemepar participa diretamente da execução.   Convidando os participantes a sentirem-se acolhidos pela UEM e enaltecendo a capacidade da instituição de trabalhar em parceria, o reitor Júlio Santiago Prates Filho também externou votos de agradecimento ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e ao assessor da mesma secretaria, Décio Sperandio, pelo envolvimento com a viabilização do curso.   As 44 vagas disponíveis foram preenchidas por profissionais da área da saúde, especialmente servidores em efetivo exercício profissional do chamado ciclo do sangue – médicos, enfermeiros e bioquímicos envolvidos em todos os processos que vão da coleta à distribuição do sangue.

Metodologia - A especialização tem duração de 18 meses (378 horas) e será desenvolvida na modalidade presencial, com prática acadêmico-pedagógica nas unidades de Maringá, Londrina e Curitiba da Hemorrede do Paraná.   Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Nacional de Sangue, gerenciamento de qualidade e sorologia estão entre as disciplinas que integram a grade curricular do curso.