Com a participação de mais de 400 inscritos, foi aberto (ontem), na Universidade Estadual de Maringá, o 5º Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. Até sexta-feira, o evento irá fomentar o debate acerca do papel da universidade na garantia dos legados dos megaeventos. Para isso contará com a presença de pesquisadores conceituados de várias universidades brasileiras de também do Canadá, Espanha e Portugal. Também foram convidados representantes do Comitê Olímpico Brasileiro que irão apresentar, por exemplo, dados sobre a preparação do Brasil para a Olimpíada de 2016.

Na solenidade de abertura, realizada ontem à noite (20), a representante do Ministério do Esporte, Andrea Ewerton, falou sobre a conquista e os legados desses megaeventos e apresentou a evolução dos investimentos feitos na área. Ela comparou, por exemplo, o volume de recursos que o Programa Segundo Tempo recebeu nos últimos nove anos e os recursos destinados só este ano pelo Ministério. Segundo ela, o Programa Segundo Tempo, que tem como objetivo o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, recebeu entre 2003 e 2012 R$ 4,3 milhões. Este ano os investimentos já somam R$ 18,3 milhões. É um salto considerável, mesmo levando em conta que o dinheiro está sendo aplicado em seis linhas ações, uma delas é o Segundo Tempo.

O Congresso de Pedagogia do Esporte está sendo realizado com o 2º Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico, que juntos registraram a inscrição de 250 trabalhos. A novidade nesta edição é que a coordenação abriu espaço para a inscrição de resumos expandidos, com 90 trabalhos nessa modalidade, que poderão ser publicados na Revista da Educação Física, uma das mais conceituadas publicações científicas da área, com conceito Qualis B1 e indexações em importantes bases de dados, como o Sciello, por exemplo. A atual edição dos eventos também inaugurou a apresentação de sessões de trabalhos em língua estrangeira, em inglês e espanhol, contribuindo para consolidação da internacionalização dos mesmos. Para consultar a programação acesse http://www.mmssolution.com/def/cipe2013/hotsite/index.php.