O Encontro Paranaense de Matemática, que está sendo realizado na UEM, comemora os 60 anos da Sociedade Paranaense de Matemática. Durante a solenidade de abertura, nesta quarta-feira, dia 20, o presidente da entidade, Marcelo Pereira Cavalcanti, destacou que o momento era de reflexão e interação científica. Sugeriu aos presentes que aproveitassem o evento que conta com pesquisadores renomados e temas importantes para consolidação da Matemática no Paraná. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UEM, Rosali Brusamarello, citou que o encontro é uma parceria entre o PMA e a SPM e que os temas abrangem as quatro áreas do PMA (Álgebra, Análise, Geometria e Matemática Aplicada).

A chefe do Departamento de Matemática, Alexandra Abdala Cousin, repassou informações sobre o DMA, que tem mais de 70 professores efetivos e temporários, dos quais, a maioria com doutorado e dedicação exclusiva em atividades de ensino, pesquisa e extensão. O reitor Júlio Santiago Prates Filho, que é professor de Matemática, comentou sua satisfação em presidir o evento, que é importante para a Instituição e para a SPM. Resgatou a história da criação das universidades em 1970, destacou o pioneirismo e a ousadia na época e citou que é preciso manter essa visão. Ressaltou que a UEM continua avançando, recebendo reconhecimento nacional e internacional e que o DMA colabora nesse avanço.

Prates Filho, Luís Adauto Medeiros e Lourdes MedeirosDurante a cerimônia, foram homenageados três professores pelos relevantes serviços prestados à área durante a vida profissional e acadêmica: Luis Adauto da Justa Medeiros (UFRJ), Abramo Hefez (UFF) e Clóvis Pereira da Silva (UFPR). Eles receberam o Diploma de Reconhecimento da UEM. Medeiros lembrou que sempre quis ser professor e citou sua experiência na alfabetização de adultos em Fortaleza. Comentou que, para subir na sociedade, o caminho é a ser percorrido passa pelo meio cultural e pela seriedade no trabalho.

Ainda nesta quarta-feira, foi inaugurada a Biblioteca Setorial da Matemática Alvércio Moreira Gomes. O espaço físico já havia sido inaugurado em outubro de 2010 e conta com 107m². Após esse período, foram providenciadas a confecção de estantes e mobiliários e a aquisição do acervo. Com doações e compras por meio de projetos da graduação e pós-graduação, a biblioteca tem atualmente cerca de 1,6 mil livros. A meta é chegar aos 5 mil exemplares.

A diretora de Pesquisa, Valéria Neves Cavalcanti, agradeceu a todos que colaboraram para a concretização desse projeto e disse que ele é resultado de esforço coletivo. Luís Adauto Medeiros, que foi aluno do professor Alvércio Moreira Gomes, contou um pouco da vida profissional e pessoal do homenageado pela Biblioteca Setorial. O reitor disse que a hora não era de comemoração, mas de celebração. Comentou que, quando os objetivos são alcançados e se passou pelas dificuldades e vicissitudes do dia a dia, o momento exige celebração. Citou que a biblioteca era resultado de esforço coletivo e que uma instituição não é obra isolada.

Alvércio Moreira Gomes (26 de setembro de 1916 a 18 de março de 2003) foi professor da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, e trouxe uma importante contribuição para a Matemática.

O Encontro Paranaense de Matemática prossegue até sexta-feira, dia 22, e a programação pode ser vista na página do PMA (www.pma.uem.br).