Pesquisadores indianos visitaram a Universidade Estadual de Maringá nesta terça-feira (19). Ishita Roy, secretária geral da Comissão Internacional da Sericicultura (ISC, sigla em inglês), agora com sede na Índia; B. S. Angadi, do Central Silk Board, também na Índia; e o secretário do ISC, Dileep Kumar,  começaram a manhã com uma reunião com a vice-reitora Neusa Altoé.

Porém, a programação previa várias outras atividades e a presença de diversos pesquisadores da Universidade. Acompanharam os indianos o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Ravagnani; a responsável pelo Laboratório de Melhoramento Genético do Bicho-da-seda, Maria Aparecida Fernandez; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento, Pedro Vidigal; a pós-doutoranda do projeto de Melhoramento Genético do Bicho-da-seda, Roxelle Ethienne Munhoz; e o diretor da Cooperativa Artisans Brasil (Seda Justa), João Berdu.

O grupo participou, às 10 horas, no Bloco J-45, de uma palestra (foto)  sobre mercado da seda e melhoramento de bicho-da-seda. À tarde, às 14 horas, houve uma reunião no Laboratório Genético de Bicho-da-Seda, no Bloco B-36, para discussão de projetos em colaboração com as pesquisadoras Maria Aparecida Fernandez e Roxelle Munhoz, e prévio planejamento do Congresso Mundial de Sericicultura, que a UEM sediará no ano de 2014.

Segundo a professora Maria Aparecida Fernandez, “os indianos têm muito interesse em cooperação, não só em pesquisas como na área de produção. Ano que vem, receberemos outro pesquisador e estamos negociando a realização de um estágio dos pesquisadores da UEM na Índia”. A professora ainda lembrou que, na segunda-feira (18), os indianos visitaram a empresa Bratac que produz seda, em Londrina. E, na noite desta terça-feira, os visitantes se reúnem com sericicultores de Maringá e região, em Mandaguaçu.