Mais um passo importante foi dado pela UEM em seu processo de informatização e modernização. Após lançar, em março deste ano, o Portal do Servidor, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH) da UEM apresentou, na segunda-feira (18), no Auditório do Bloco C-67, a 2º fase do Portal. Agora, as solicitações de abono, acervo, férias e licença especial podem ser realizadas on-line, não sendo mais necessária a solicitação por meio de requerimento impresso. O serviço estará disponível a partir desta terça-feira (19).

Durante o lançamento, a pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Sonia Lucy Molinari, introduziu aos agentes universitários e docentes as novas funcionalidades do Portal, além de destacar e agradecer o trabalho dos profissionais da PRH e do Núcleo de Processamento de Dados (NPD). Em seguida, o analista de informática Valdinei da Silva explicou o funcionamento da nova ferramenta e esclareceu dúvidas dos presentes.

Informatização

Segundo o reitor Júlio Santiago Prates Filho, que esteve na apresentação da nova fase, a ação faz parte de uma política de Recursos Humanos e segue um planejamento que busca a informatização da UEM, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012-2016. De acordo com o reitor, diversas medidas já foram tomadas nesse sentido, e outras novidades serão introduzidas nos próximos meses.

Desde o ano passado, a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) dispõe, no Portal do Aluno (www.daa.uem.br), de uma Secretaria Acadêmica Virtual, na qual é possível ter acesso a recursos como solicitação de atestado de matrícula e cadastramento de atividades acadêmicas complementares. Segundo o diretor da DAA, Elisiário Júnior, a ideia é que, a partir do ano que vem, novas ferramentas sejam incluídas. “O diário de classe será abolido, e o professor poderá cadastrar o controle de frequência via web. Futuramente, ainda queremos adicionar outros serviços completamente online, como matrículas, transferências e aproveitamentos de matérias”, explica.

A Comissão de Vestibular Unificado (CVU) da UEM, que há anos já vem consolidando seu sistema online no Vestibular e no Processo de Avaliação Seriada (PAS), também prepara novidades. De acordo com o analista de sistemas, Denerval Mendez Batista, em breve será instaurado um sistema que permitirá o cadastramento de colégios para o PAS via web, além do cadastro de alunos isentos de taxa de inscrição. A CVU também disponibilizará atestados de comparecimento diretamente no menu do candidato, para quem precisar do documento.

Já a Assessoria de Planejamento (ASP) terá um sistema online de controle de projetos institucionais. De acordo com coordenadora de planos e informações da ASP, Maria Madalena Dias, a nova ferramenta, que será disponibilizada em etapas, irá reunir, em um único banco de dados, todos os projetos que a UEM possui em extensão, ensino, pesquisa e prestação de serviços. “O sistema irá facilitar o controle e a busca de dados dos projetos. Futuramente, também serão adicionados os projetos de cursos e eventos de extensão”, explica. Segundo Maria Madalena, a primeira fase do sistema, constando os projetos de extensão, será lançada até maio do ano que vem, enquanto todo o sistema estará disponível até o fim de 2014.

Hospital Universitário

O Hospital Universitário (HUM) está entrando em uma nova etapa de informatização, por meio do Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS). O sistema, que está sendo desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, oferece mecanismos de gestão dos serviços de assistência de saúde ambulatorial e hospitalar da Rede de Saúde Pública do estado, estruturado sobre as regras do Sistema Único de Saúde (SUS). Concluída a atual fase de migração de dados, feita em conjunto pelo Núcleo de Informática do HUM e Celepar, a previsão para que o GSUS seja implantado em produção é a partir de 16 de dezembro.