O PAS da UEM (Processo de Avaliação Seriada), realizado neste domingo, dia 17, registrou o mesmo índice de abstenção de anos anteriores: 5,1%.  Em Maringá, o índice foi menor ainda: 4,6% (563 candidatos). Dos 26.707 inscritos, faltaram 1.355. Para o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Emerson Arnaut de Toledo, o percentual baixo é característica do PAS. Toledo também explica que as provas transcorreram tranquilamente, sem nenhum incidente. Para ele, isso é resultado de um trabalho muito bem efetuado pela equipe da Universidade. Neste concurso, 48 candidatos tiveram atendimento especial de acordo com a especificidade apresentada: deficiência auditiva, deficiência visual parcial, deficiência visual total, déficit de atenção (TDH), dislexia e outras.

As provas do foram aplicadas em Maringá e outras 15 cidades do Paraná. Do total de inscritos, 4.024 fizeram a terceira e última etapa, quando é feita a opção do curso e há a disputa direta por uma vaga na UEM. O curso mais concorrido pelo sistema foi Medicina que registrou 36,9 candidatos por vaga, seguido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com 22,8 candidatos/vaga e Direito matutino (15,1). Esta edição do PAS oferece 750 vagas no total.

O PAS foi implantado em 2009, então com a aplicação das provas apenas para alunos da primeira série do ensino médio. Foi somente a partir de 2011 que as provas passaram a englobar alunos das três séries. Ao final de cada série, o aluno presta os exames e a pontuação obtida em cada prova é cumulativa para a composição do escore final utilizado para a classificação ao curso pretendido. O candidato faz a opção pelo curso somente quando se inscreve na etapa 3.

O resultado do PAS será publicado no dia 10 de janeiro de 2014, pelo site www.pas.uem.br.