Começou, no último dia 6, e vai até o dia 8, a 22ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic). Neste ano, o evento, que está sendo realizado no câmpus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), conta com 3.357 trabalhos de todas as universidades públicas do estado. A UEM, que sediou o Eaic no ano passado, participa desta edição com 737 projetos.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que abriu oficialmente o evento, disse que o grande número de trabalhos inscritos “é uma amostra do potencial e do trabalho dos nossos alunos de graduação, em termos de pesquisa e iniciação científica”. Em sua opinião, “o Paraná é um Estado privilegiado, com sete universidades estaduais públicas de qualidade e milhares de jovens alunos fazendo iniciação científica, apresentando seus resultados e discutindo suas pesquisas”. Isto faz do evento um dos mais importantes de iniciação científica do Brasil.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), organizadora do evento, Paulo Sérgio Wolff, afirmou que “a rede de universidades estaduais detém 120 mil alunos e praticamente 5% deles participam de programas de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação e este evento é uma oportunidade de iniciar uma carreira dedicada a desenvolver pesquisa”.

A cerimônia de abertura contou com a participação dos alunos de iniciação científica (IC) e tecnológica das universidades estaduais participantes, e de autoridades, como o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman; o diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público e reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona; o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, reitores das universidades paranaenses, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Silvio César Sampaio, entre outras autoridades.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, esteve na solenidade de abertura, realizada no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. A cerimônia contou com a palestra do professor Paulo Anselmo Ziani Suarez, da Universidade de Brasília (UNB), além de uma confraternização. As apresentações orais dos trabalhos se estendem ao longo do evento, nesta quinta e sexta-feira (7 e 8). O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, e a diretora de Pesquisa, Valéria Cavalcanti, também estiveram na abertura e prestigiam o Encontro, junto com outros profissionais da PPG. Confira a programação completa do evento neste link.

O 22º Eaic, realizado paralelamente ao 3ª Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eait), objetiva promover o diálogo entre os pesquisadores e divulgar trabalhos científicos de estudantes bolsistas de iniciação científica. Seu perfil multidisciplinar proporciona a participação de diferentes áreas do conhecimento e desde a primeira edição cumpre o papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná, estabelecendo um ambiente propício à difusão e debate da ciência. Mais informações sobre o 22º Eaic e o 3º Eait no site: www.unioeste.br/eaic.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Seti/PR.