Começou ontem (30), o 2º Encontro de Saberes da UEM, com o tema Por que Participar da Mobilidade Internacional? Durante o evento, professores, alunos da UEM e alunos estrangeiros que viveram e ainda estão vivenciando a mobilidade discente e docente internacional, compartilham suas experiências. O encontro, organizado pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI), com o apoio do Instituto de Línguas (ILG), segue nesta quinta-feira (31), no auditório da Fadec, com atividades das 17h30 às 19h30.

No primeiro dia do evento, a assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito, fez um resumo das atividades desenvolvidas pelo ECI, destacando que existem possibilidades de mobilidade para professores, alunos e agentes universitários, desde que sejam atendidas as especificidades dos editais lançados.

O responsável pelos programas internacionais do ECI, Cássio David da Silva, esclareceu questões sobre mobilidade acadêmica, destacando como possibilidades os programas Ciência sem Fronteiras, Marca, Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) e Bolsas Santander, além de editais promovidos pelo próprio ECI. O Escritório reúne informações sobre os editais de mobilidade no site http://sites.uem.br/eci/.

Ainda no primeiro dia do evento, a professora de francês do ILG, Teresinha Preis Garcia, falou sobre sua experiência em Quebec, no Canadá, onde fez um estágio em didática do francês, cultura e sociedade, na Universidade Laval. Em seguida, foi a vez de alunos da UEM e alunos estrangeiros que viveram e ainda estão vivenciando a mobilidade internacional, compartilharem suas experiências.

Mais informações sobre o 2º Encontro de Saberes da UEM no ECI (Bloco 123), telefone 3011-4238 ou pelo e-mail eci-sup@uem.br.