As inscrições para o curso de especialização em Hemoterapia, oferecido pela UEM, vão até o próximo dia 31. Primeiro desse tipo no sul do país, o curso é dirigido a servidores públicos do Estado, especialmente em efetivo exercício profissional do chamado ciclo do sangue, e conta com o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). O início das aulas está previsto para novembro.

Os profissionais de saúde que desejarem se candidatar a uma das 44 vagas terão até esta terça-feira (29) para efetuar a inscrição pelo correio. Também é possível se inscrever pessoalmente, na secretaria do Hemocentro Regional de Maringá, até o dia 31. O processo de seleção será feito por meio de análise de currículo. As normas e informações estão no site: https://sites.google.com/site/espechemoterapia/.

A demanda por um curso de pós-graduação específico para o ciclo de sangue vem de encontro com um antigo anseio de possuir no quadro funcional profissionais com competências e habilidades cada vez mais amplas na área de atuação, bem como capacitar profissionais para entenderem as políticas públicas de saúde, gestão em hemoterapia, gestão da qualidade bem como aprimorar conhecimento nas áreas de imunohematologia, sorologia, sistema HLA, hemoglobinopatias, coagulopatias, medicina transfusional, gestão de resíduos e biossegurança. O curso oportunizará ao aluno entender o processo de trabalho, envolver-se com o desenvolvimento e pesquisas, comprometer-se com o Sistema, gerir o seu trabalho, mudar atitudes.

O curso de especialização, segundo explica o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, terá dois anos. Ele considera também ser uma boa oportunidade para a motivação dos profissionais que trabalham no Estado. “É um tema de extrema relevância”, avalia Caputo, principalmente por abrir oportunidades para o servidor do Estado.

Na modalidade presencial, o curso terá prática acadêmico-pedagógica nas unidades de Maringá, Londrina e Curitiba da Hemorrede do Paraná. Para o diretor geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, a criação do curso de especialização vai permitir também o desenvolvimento científico da instituição, que não dispunha de referências até agora.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, salienta o momento oportuno para a criação do curso de pós-graduação como resposta da universidade à implantação de políticas públicas de incentivo e capacitação dos servidores estaduais.

Mais informações sobre o curso de especialização em Hemoterapia pelo telefone: (44) 3011-9194 ou e-mail: poshemoterapiauem@gmail.com.