Em cerimônia realizada ontem, 23, o governador Beto Richa entregou R$ 2milhões em obras concluídas no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), sendo a reforma e ampliação do Hemocentro Regional, incluindo o ambulatório de oncohematologia e o auditório do hospital. O governador também assinou a liberação de R$ 160 mil para a aquisição de equipamentos para o Banco de Leite Humano.

Além do titular da Sesa, o governador esteve acompanhado dos secretários estaduais da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros e da Comunicação Social, Marcelo Cattani, além dos deputados estaduais Evandro Junior, Doutor Batista e Wilson Quinteiro, do prefeito Carlos Roberto Pupin, de Maringá, do presidente da Amusep, Edgar Silvestre, bem como prefeitos e vereadores da região. O diretor-geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Roberto Hatschbach, também se fez presente.

Antes da cerimônia de entrega das obras, o governador recebeu, de acadêmicos de Medicina, uma solicitação para a construção do bloco definitivo do departamento de Medicina. De Osvaldo Fagundes, presidente do Conselho Local de Saúde do HUM, o governador recebeu um pedido para a contratação de mais funcionários para o hospital.

O governador afirmou que em três anos foram investidos R$ 60 milhões na Universidade Estadual de Maringá (UEM), incluindo o HUM. Richa confirmou a inclusão de R$ 10 milhões no orçamento de 2014 para a abertura de 100 novos leitos, número que vai ampliar em 81% a capacidade do hospital, hoje com 123 leitos.

Beto Richa anunciou também a prorrogação dos contratos temporários de 141 funcionários,  bem como o início das obras do bloco do departamento de Medicina para 2014. O governador encerrou sua fala garantindo que vai somar esforços para a implantação do serviço de oncohematologia pediátrica no Hemocentro Regional. O Estado já assinou três termos de cooperação técnico-financeira para liberação de R$ 7,5 milhões ao HUM, recursos que serão usados para ampliação da estrutura física e compra de equipamentos.

“É um momento de alegria e de reconhecimento”, afirmou o reitor da universidade, Júlio Santiago Prates. “Sabemos do compromisso que o Governo do Estado tem com o ensino superior na busca pela melhoria da qualidade do ensino superior do Paraná”, disse o reitor.

Para Magda Lúcia Félix de Oliveira, superintendente do HUM, a instituição vive um momento ímpar, com novos equipamentos e melhoria da qualidade do atendimento em saúde. “É o renascimento do HU de Maringá”, disse ela.

Novos serviços

Depois de reformado e ampliado, o Hemocentro Regional de Maringá ficou com 1.481,82 metros quadrados. A área não inclui o ambulatório do serviço de oncohematologia, exclusivo para diagnóstico de diferentes tipos de tumores sanguíneos e que já está em funcionamento, que tem 673,29 metros quadrados.

O projeto inicial, com 2.541,51 metros quadrados, prevê que este serviço abranja também a oncohematologia pediátrica, a fim de permitir o tratamento de crianças e adolescentes com câncer, evitando que os pacientes sejam transferidos para Curitiba ou Londrina, cidades onde há o serviço público de referência para estes casos. O pedido para a conclusão da infraestrutura do prédio, projetada para ter três andares, e instalação de equipamentos físicos e de recursos humanos para que o serviço entre em funcionamento foi feito ao governador Beto Richa ontem pela diretora do Hemocentro, Silvia Tintori. O governador afirmou que vai somar esforços para garantir esta conquista para Maringá e região.

Na mesma solenidade, o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou o início das atividades do Telessaúde para dezembro, programa que tem na UEM um dos núcleos regionais. De acordo com o médico Paulo Roberto Donadio, coordenador regional do Telessaúde no HUM, as teleconsultorias em níveis básico e especializado serão prestadas aos municípios cadastrados. “Este suporte virtual vai contribuir para a retaguarda técnica para profissionais de cidades pequenas, além de diminuir o fluxo de pacientes nas estradas”, disse ele. Segundo Donadio, estudos garantem que a assistência médica à distância diminui em até 50% o envio de pacientes para a cidade polo.

Capacidade dobrada

Com os investimentos anunciados pelo governador Beto Richa, o Banco de Leito Humano do HUM vai dobrar a capacidade de atendimento. Atualmente, a média mensal de doações ao banco é de 300 litros, número que provêm de mães de Maringá e cidades da microrregião (Sarandi, Paiçandu e Marialva), além de Campo Mourão, Paranavaí, Mandaguari e Astorga.

A quase totalidade do leite do banco é fornecida para as unidades de terapia intensiva neonatais do HUM, Santa Casa de Maringá, Hospital Paraná, Hospital Santa Rita e Hospital São Marcos, além das santas casas de Campo Mourão e Paranavaí. Todo o leite doado ao Banco de Leite Humano é pasteurizado e passa por rigoroso controle de qualidade físico-químico antes de ser encaminhado aos consumidores, como exames de acidez Dornic e de composição nutricional. Orientações práticas sobre amamentação, ordenha manual e doação de leite são fornecidas diariamente e pessoalmente às mães que agendam horário no Banco de Leite e também pelo telefone.