Começou hoje (24), e vai até sexta-feira (25), no auditório do PDE (Bloco B-33), a 10ª Semana de Estatística, em conjunto com a 45ª Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística (ABE). Além de reunir alunos, pesquisadores e profissionais para discutir e difundir novas metodologias da Estatística, os eventos comemoram o Ano Internacional da Estatística.

Na solenidade de abertura, a coordenadora geral do evento e do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE) da UEM, Isolde Previdelli, ressaltou que a programação da Semana vem de encontro à proposta do PBE, de fomentar a inter e transdisciplinaridade entre o corpo docente, discente e pesquisadores das áreas de saúde e biológicas, além de desenvolver atitudes e valores éticos na pesquisa.

O conferencista de abertura do evento, professor Basílio de Bragança Pereira, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou em nome da Associação Brasileira de Estatística, parabenizando pela iniciativa do evento e convidando os participantes a se associarem a ABE.

Representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Cícero Lopes Frota, destacou o Ano Internacional da Estatística. “Diversos órgãos do mundo todo estão promovendo ações, com o intuito de dar mais visibilidade, aprimorar e desenvolver os estudos relacionados à estatística”, disse.

Ao final da solenidade, o professor Basílio de Bragança Pereira proferiu a conferência de abertura. No segundo dia do evento, ele ministra um minicurso sobre Bioestatística. Os eventos também irão reunir outros palestrantes de renome na área. A programação completa pode ser acessada neste link.

Mais informações sobre a 10ª Semana da Estatística e a 45ª Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística (ABE), no site http://www.des.uem.br/eventos/semana2013.html ou pelo telefone: 3011-4338.