Grupo do Paraná em Frankfurt

  A ida da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) para a Feira de Livros de Frankfurt, o maior evento literário e editorial do Ocidente, neste mês, rendeu dividendos. Segundo o diretor da Eduem, Alessandro Lucca Braccini, a participação foi extremamente positiva. Foi possível realizar diversos contatos com objetivo de se firmar parcerias para co-edições, intercâmbio de livros e autores, traduções e intenções para compra e venda de direitos autorais com editoras de vários países, como Espanha, Portugal, França, Alemanha, Colômbia, Japão, entre outros. Após o evento, o grupo do Paraná foi a Stuttgart visitar duas importantes editoras da região: Thieme Verlaggroope e JB Metzler Verlag. A primeira, uma das mais antigas e tradicionais da Europa, é especializada na área das humanidades. A outra foi a primeira da Alemanha a se especializar na área de Medicina.   

A Eduem levou onze livros, um dos quais foi impresso quase na época do embarque: a versão em inglês da obra Relações Brasil Estados Unidos: séculos XX e XXI, editado pelos professores Sidnei Munhoz (UEM) e Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFF). Além disso, distribuiu catálogos com toda produção da editora. Ao final da feira, os livros foram doados para a Biblioteca do Instituto Ibero-Americano de Berlin. Nesta edição, o evento registrou 7,3 mil expositores de mais de cem países e 276 mil visitantes. 

 

Esta foi a primeira vez que a UEM participa de feira desse porte no exterior. Isso foi possível pelo projeto da Eduem, financiado pela Fundação Araucária/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em convênio com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Instituto Baden-Wütterberg International. Coordenado pela professora Terezinha Oliveira, o projeto viabilizou a participação das seguintes editoras universitárias paranaenses: Eduem (Alessandro Braccini), Eduel (Maria Helena de Moura Arias), Editora da UFPR (Gilberto de Castro), Edunioeste (Aparecida Feolla Sella), Unicentro (Luiz Gilberto Bertotti), IAPAR (Alisson Neri) e Editora Champagnat/PUC (Rosane de Mello Santo Nicola). Também estiveram presentes Paulo Astor Soethe, representante da Seti, e Aline Alves Müller, estudante de pós-graduação bilateral entre a Universidade de Leipzig e a UFPR, que atuou como tradutora.