A UEM promove, nesta semana, o I Simpósio Nacional de Métodos e Técnicas da Geografia e a XXII Semana de Geografia, com a temática Novos Olhares, Novas Geografias. Embora as atividades comecem às 9 horas, com workshop, a solenidade de abertura será nesta terça-feira, dia 22, às 19 horas, em tenda montada em frente ao Bloco I-12. A conferência de abertura Geógrafo e seus desafios profissionais: tecnologia e mercado de trabalho será proferida pela professora, Dirce Maria Antunes Suertegaray, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordena o grupo de pesquisa Arenização/Desertificação: questões ambientais.

A programação, que prossegue até sexta-feira, dia 25, pode ser vista na página http://semanageouem.blogspot.com.br. Os eventos contam com workshops, conferências, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos. Além dessas atividades, serão oferecidos dois trabalhos de campo organizados pela Associação dos Geógrafos Brasileiros, seção local (AGB - Maringá): Geografia e Movimentos Sociais: o movimento por moradia em Maringá, no Conjunto Habitacional Athenas – II, na cidade de Maringá; e Geografia e Movimentos Sociais: construindo um diálogo com o Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra, no acampamento Herdeiros da Luta de Porecatu (MST), no município de Porecatu (120 km de Maringá).  

O proponente é o Departamento de Geografia (DGE), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM. O curso de Pós-Graduação em Geografia (PGE) é patrocinador.