A Agência de Notícias do Paraná informa que os serviços do Governo do Paraná pela internet ficarão fora do ar das 18 horas de sexta-feira (20) às 12 horas de segunda-feira (23), para que a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) faça a transferência de cerca de 750 equipamentos para a nova sala cofre do Data Center do Estado. Com o novo espaço, o Paraná terá estrutura compatível com padrões internacionais de segurança e disponibilidade, garantindo a integridade do conjunto de sistemas informatizados que atendem a toda a administração. No caso da Universidade Estadual de Maringá, a interrupção será somente nas 24 horas do sábado (21). Nesse período, a conectividade com a internet estará suspensa em todos os câmpus da UEM. O acesso não poderá ser feito em nenhum sentido, nem de dentro para fora nem o inverso. Veja a seguir as demais informações fornecidas pela Celepar.

Para a população, a mudança do Datacenter para outro local significa maior segurança e disponibilidade das informações do Governo do Estado. Os serviços mais acessados pelos paranaenses estão nos portais do Detran e da Secretaria da Fazenda. Os sistemas da área da saúde não serão interrompidos.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explica que essa modernização foi motivada pelo aumento do uso da internet pela população para diversos serviços ofertados pelo Governo do Estado e para manter contato com a administração. Alguns exemplos são o Boletim Eletrônico, a Nota Fiscal Eletrônica e os serviços realizados pelo Detran. O número de notas fiscais eletrônicas emitidas pela Receita Estadual, por exemplo, passou de 11 milhões para 16 milhões por mês nos últimos dois anos. No mesmo período, o número de carteiras de habilitação emitidas pelo sistema do Detran passou de 198 mil por mês para 270 mil.

“Esse investimento foi realizado para atender com maior segurança a crescente demanda da população pelos serviços digitais e também permitirá ao Governo do Paraná lançar novos serviços para os cidadãos, expansão que hoje não é possível em função do espaço físico atual”, disse Leite.

MUDANÇA – Os equipamentos instalados serão transferidos para o novo data center em uma operação planejada detalhadamente. Cerca de 750 equipamentos hoje dispostos em três data centers localizados no prédio da Celepar, em Curitiba, serão desligados e embalados, transferidos, religados e ajustados na sala cofre do novo data center.

A mudança planejada envolve paralisação total do ambiente operacional e de inúmeros serviços públicos prestados por meio de sistemas informatizados. Esta operação será iniciada às 18h do dia 20 de setembro (sexta-feira) e deve estar concluída às 12h do dia 23 (segunda-feira). Por isso, a orientação é que as pessoas que precisem utilizar serviços informatizados estaduais se antecipem e o façam até as 18h do dia 20.

ESTRUTURA - A solução contratada representa o que há demais moderno em termos de tecnologia e garantirá à Celepar e aos órgãos do Governo do Estado a possibilidade de implantação e manutenção de uma grande variedade de serviços e aplicações, com alto grau de desempenho, disponibilidade e segurança.

O novo ambiente terá 270 metros quadrados, com uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital. Algumas das vantagens do novo local são a segurança física, ambiente controlado em relação à temperatura e à umidade, acesso restrito, detecção e combate automático de incêndio, monitoramento eletrônico, redundância de comunicação, equipamentos de alta tecnologia e geradores próprios de energia. Tudo isso determinará a segurança da informação e alta disponibilidade dos serviços prestados pela Celepar aos órgãos da administração estadual.

Hoje, rodam na Celepar cerca de 900 aplicativos da administração estadual e todas estas informações ficarão hospedadas no novo data center. A nova sala cofre é segura contra ameaças físicas, como arrombamento, vandalismo, explosão, colisão, agentes químicos, incêndio e inundação.

A sala cofre é testada de acordo com os requisitos contidos no procedimento de certificação ABNT/INMETRO e outras normas de testes. Todos os equipamentos e sistemas possuirão duplicidade para que, em casa de falha em um deles, o outro assuma a operação do ambiente de forma natural.

O nível de redundância implantado determinará que o novo centro de dados da Celepar seja de classificação 3, ou de forma mais conhecida nos padrões internacionais, seja um “Tier 3”. Isto quer dizer que a indisponibilidade máxima da infraestrutura ao longo de um ano é estatisticamente inferior a duas horas, considerando um patamar altíssimo em todo o mundo.

MEIO AMBIENTE - Outras questões levadas em consideração para o projeto foram a otimização do consumo de energia elétrica e menor impacto ambiental, ou como é conhecida, tecnologia verde ou ecologicamente responsável. Nesta linha foram especificados equipamentos de alta eficiência energética, sistema de climatização com gás que não danifica a camada de ozônio e confinamento de corredores quentes para a área de alta densidade de servidores, que diminuem a utilização de ar-condicionado. A nova estrutura também conta com transformadores de energia que não utilizam óleo isolante (que são poluentes), gás do sistema de combate a incêndio que não agride a natureza, utilização de baterias com emissão desprezível de gás e um sistema de monitoramento e controle preciso de energia utilizada.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1- Quando e como será feita a mudança?

Inicia às 18h do dia 20 de setembro (sexta-feira) e encerra-se às 12h do dia 23 (segunda-feira). Nesse período, vai ocorrer a paralisação total do ambiente de processamento da Celepar.

2 - Há exceção?

Sim, o Sistema de Gestão Hospitalar que atende os hospitais públicos do Estado será mantido sem interrupção.

3- Por que motivo a Celepar está fazendo a mudança?

Os principais objetivos são a redução de riscos contra incidentes decorrentes de incêndio, explosão e inundação. O novo Data Center será certificado na categoria 3, ou de forma mais conhecida nos padrões internacionais “Tier 3”, que assegura uma disponibilidade 99,982%. Ou seja, ao longo de um ano é estatisticamente inferior a duas horas, considerando um patamar altíssimo em todo o mundo.

4 - Qual o volume de processamento da Celepar?

Hoje, cerca de 5250 pontos de conexão no Estado são atendidos por mais de 900 sistemas de informações.

5 - No Brasil, há algum Data Center com estrutura semelhante?

Há alguns data centers com estrutura equivalente. Porém, este será o primeiro data center do Brasil com a certificação “Tier 3”.

6 - O que a sociedade ganha com a mudança do Data Center?

Segurança e disponibilidade das informações do Governo do Estado que estão alojadas no data center da Celepar.

Hoje, a população paranaense é servida por uma infinidade de serviços públicos estaduais que funcionam com base em sistemas operacionais que rodam na Celepar. O governo não pode correr o risco de interromper seus serviços.

Portanto, a Celepar não pode parar. A empresa trabalha 24 horas por dia, sete dias na semana. Por isso, a importância deste investimento em modernidade e segurança.

7 - Quantos sistemas são operados a partir do Data Center?

Cerca de 900 sistemas

8 – Como será feita a mudança?

Cerca de 750 equipamentos serão movimentados entre os três Data Centers atuais para o novo Data Center, operação que vai envolver mais de 200 pessoas.

9 - É a maior modernização já feita na Celepar?

É o maior investimento em infraestrutura na história de 49 anos da Celepar.

10 - Quais as secretarias e órgãos que tem sistemas que usam o Data Center da Celepar?

Exceto Copel e Sanepar, todos os demais órgãos públicos têm algum serviço prestado por meio do Data Center da Celepar.

11 - Todos os 399 municípios do Paraná usam o Data Center da Celepar?

Os serviços da Celepar estão presentes nos 399 municípios paranaenses

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br