Gestores de hospitais públicos e filantrópicos concluíram na quinta-feira, 15, o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar do Programa de Apoio e Qualificação dos Hospitais Públicos e Filantrópicos (HospSUS). Com duração de dois anos e duas turmas, em Curitiba e Londrina, o curso foi realizado em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa) e com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Representando o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), a diretora de enfermagem Franna Vicente Gomes cursou a especialização na turma de Londrina.

Mais de 400 horas/aula foram dedicadas à troca de experiências, aplicação de metodologias e ferramentas de gestão, e oficinas relacionadas às redes de atenção à saúde, visando à melhoria do acesso e do atendimento prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os 70 formandos receberam o certificado de especialista pela PUC-PR. Trinta técnicos que participaram das aulas, a exemplo do pediatra Sérgio Lopes, chefe da divisão de pediatria do HUM, receberam certificado do curso de extensão universitária.

O HospSUS foi o primeiro programa estratégico lançado pela Secretaria da Saúde com o tripé ‘custeio, investimento e capacitação’ e o modelo norteia todos os programas lançados. “Tão importante quanto os recursos de custeio e os investimentos em obras e equipamentos é a qualificação dos profissionais que gerenciam estes recursos. Cada vez que atingimos uma de nossas metas, o reflexo é sentido no atendimento direto da população”, afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. Em dois anos, os investimentos no HospSUS ultrapassam R$ 100 milhões.

Para Franna, a experiência foi enriquecedora. “A especialização atualizou os conteúdos relacionados à administração nos serviços hospitalares voltados para a atualidade. Foi muito válida”, afirma. “Construindo o planejamento estratégico baseado na multidisciplinaridade – relato da experiência de um hospital escola do norte do Paraná” foi o tema do trabalho final apresentado pela diretora.