Música de qualidade, aberta a músicos e ouvintes da comunidade, num clima de informalidade. Assim funciona a Roda de Choro realizada toda segunda-feira, das 18h30 às 20 horas na sala 11 do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As apresentações constituem uma das ações do projeto de extensão Roda de Choro: música brasileira na comunidade, que foi selecionado como um dos representantes do Brasil para a 9ª Conferencia Latinoamericana de Educación Musical e 2ª Conferencia Panamericana de Educación Musical, que serão realizados de 3 a 6 de setembro, em Santiago, no Chile.

Um grupo base, formado por quatro alunos e dois professores, “segura” a Roda de Choro e, durante este mês, o grupo se apresentará na Oficina de Teatro da UEM na próxima quarta-feira, dia 21, às 21 horas, e no domingo, dia 25, às 20 horas. No local estarão à venda um CD que acaba de ser lançado. A professora Andréia Veber, uma das coordenadoras do projeto, explica que a viagem ao Chile motivou a gravação e que a venda do trabalho ajudará a custear as passagens. Ela adianta que os ingressos antecipados para os shows, assim como os CDs, podem ser reservados pelo fone (44) 97090164.

Com relação aos eventos no Chile, Andréia Veber explica que eles são de grande destaque na área de ensino de música e que além da apresentação do grupo, os organizadores aprovaram um artigo científico para comunicação oral, que tem como tema as ações desenvolvidas no projeto. O artigo é de autoria da professora Andréia Veber, em coautoria com um dos alunos participantes do projeto.

Sobre a Roda de Choro, a professora adianta que as apresentações semanais tiveram início em 2011 e constituem um momento em que os alunos do curso podem tocar juntos, dentro de um tipo de música de alto grau de exigência, o que é muito positivo. Frequentemente, segundo ela, comparecem músicos da comunidade externa, enriquecendo a experiência e estreitando os laços entre a universidade a comunidade. “O choro é um gênero instrumental, mas também aparecem cantores para serem acompanhados em repertório afim, como sambas e valsas”, completa ela.

Outras informações  sobre o prjeto em www.facebook.com/rodadechorouem ou ainda pelo e-mail rodadechorouem@gmail.com.