O 11º Fórum de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está debatendo as ações extensionistas na Instituição, começou, nesta quarta-feira (7), abordando o tema Tecnologias Sociais e os Desafios da Extensão. A conferência foi proferida pelo professor Renato Peixoto Dagnino (Unicamp), coordenador do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (Gapi).   

Durante a solenidade de abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Gilberto Catunda Sales, destacou a importância das tecnologias sociais, tema central do Fórum. Segundo ele, o objetivo da PEC, ao definir o tema, é sensibilizar a Universidade como fonte geradora de conhecimento científico e tecnológico, incluindo, na relação dos saberes, o desenvolvimento de tecnologia capaz de auxiliar nas demandas dos problemas da comunidade, das necessidades dos excluídos ou, simplesmente, das demandas da inclusão social. Segundo Sales, discutir as tecnologias com olhar no desenvolvimento sustentável é contribuir para a inclusão social, geração de trabalho e renda e promoção do desenvolvimento local.  

O chefe de Gabinete da Reitoria, Maurício Melo, que representou o reitor Júlio Santiago Prates Filho, enalteceu o papel da extensão simbolizado na logomarca da UEM. Junto com o ensino e a pesquisa, a extensão está representada por uma das setas que convergem para o centro, formando a logo da instituição.  

O coordenador do cerimonial, Ricardo Scoarize, leu um texto de homenagem ao arcebispo emérito de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, falecido na madrugada da última segunda-feira (5). Dom Jaime criou, em 1960, o curso de Ciências Econômicas, que 10 anos mais tarde, viria a ser um dos embriões para o surgimento da UEM, ao lado das faculdades de Direito, Filosofia, Ciências e Letras e mais o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.  

A solenidade de abertura ainda contou com a participação do grupo Abaecatu, que completou 370 apresentações em cidades de vários Estados brasileiros. As atividades prosseguem até sexta-feira, dia 9. Nesta quinta-feira de manhã (8), houve a apresentação dos grupos Contavento (alunos de Artes Cênicas) e TUM, e a mesa-redonda As Tecnologias Sociais. À tarde, haverá apresentação de comunicações orais e pôsteres. Na sexta de manhã haverá duas sessões da peça O Alto da Barca do Fisco – o uso da dramatização na construção da cidadania, no Teatro da UEM, Bloco O-08, com a Trupe Arte, sob a coordenação do professor Marcílio Hubner de Miranda Neto (UEM/Promudi). À tarde, voltam as apresentações de comunicações e pôsteres e, às 18 horas, o evento será fechado com a divulgação dos vencedores do 2° Concurso de Trabalhos de Extensão e Cultura da UEM.

O Fórum é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM. Outras informações pelos telefones (44) 3011-3795, (44) 3011-3796, (44) 3011-3797, (44) 3011-3798 ou pelo e-mail sec-dex@uem.br.