O Programa de Pós-Graduação em Bioestatística da UEM (PBE) promoveu, nesta quinta-feira, dia 1º, a aula magna que deu oficial ao mestrado, aprovado pela Capes recentemente. Dois palestrantes falaram aos novos alunos, os professores Luiz Bevilacqua (UFRJ) e Adelaide Faljoni-Alario (UFABC), que enfocaram, respectivamente os temas A Universidade na Era do Choque Cultural; e a Interdisciplinaridade na Pós-Graduação.

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do PBE, Isolde Previdelli, destacou que a bioestatística é de grande importância para a Universidade e para a ciência.  Lembrou que mais de cem países escolheram 2013 para celebrar o Ano Internacional da Estatística. “A comunidade da estatística tem contribuído para o avanço da ciência, uma vez que ela está em quase todas as áreas do conhecimento. A estatística é de natureza interdisciplinar, propõe novas metodologias e promove melhorias nas já existentes, para uma melhor compreensão da variabilidade do fenômeno. O Departamento de Estatística já faz a interdisciplinaridade com outros programas de pós-graduação. Tudo chegou a este ponto graças ao trabalho em grupo dos professores e dos alunos.”

O diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas, Cláudio Celestino de Oliveira, comentou que “não podemos nos esquecer que, para chegar a este momento, houve muito trabalho”. Além de dar boas vindas aos primeiros alunos do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística, disse que o CCE está de portas abertas para apoiar o Programa de Pós-Graduação da Estatística.

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofmann, informou que a entidade tem focado sua linha de conduta em ideias e pessoas. “A relação entre professores e aluno é que constrói a tecnologia. O maior legado da academia é a transferência de conhecimento de pessoa para pessoa. O Paraná tem 264 programas de pós-graduação. Mas, não adianta ter qualidade sem ter qualidade. E sem dinheiro não tem como solidificar um sistema de pós-graduação como este do Estado”.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, ressaltou que Paulo Brofmann tem feito um trabalho magnífico e que hoje é um dia de celebração. “É um orgulho instalar o Programa de Pós-Graduação da Bioestatística. O Departamento de Estatística surgiu em 1987, num corredor do bloco 4 e eu estava presente. Hoje, o departamento conta com o bloco D-90. Com todas as dificuldades e mazelas, estamos vencendo. A Universidade se projetou com base na determinação e ousadia de muitas pessoas. A UEM tem se preocupado com a qualidade de sua pós-graduação. A UEM foi criada há 43 anos com vocação regional e hoje é reconhecida internacionalmente. A Universidade precisa pensar também na internacionalização. Quero reconhecer o que o CCE e o Departamento de Estatística vêm contribuindo para a Universidade”.

A professora Valéria Neves Cavalcanti, diretora de Pesquisa da UEM, representou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no evento. Na plateia, havia alunos e professores, incluindo pesquisadores ligados a diversos programas de pós-graduação.