Representantes do Departamento de Medicina (DMD) e a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Magda Lúcia Félix de Oliveira, foram recebidos na manhã desta segunda-feira (29), pelo reitor e vice-reitora da UEM, Julio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé. A pauta da reunião tratou da postura do departamento frente ao programa “Mais Médicos”, instituído pelo governo federal por meio da medida provisória 621, e da suspensão dos serviços médicos eletivos no HUM nos dias 30 e 31 de julho, em conformidade com a paralisação da classe médica paranaense e nacional nos referidos dias.

De acordo com o comunicado 03/13 do HUM, apenas os serviços de urgência e emergência serão mantidos no período da paralisação. As consultas e cirurgias eletivas já agendadas para os dias 30 e 31 estão sendo remarcadas para os dias subsequentes.

Participaram da reunião o chefe do departamento de Medicina, Nelson Uchimura, o coordenador do curso, Carlos Edmundo Fontes, o chefe do pronto atendimento e diretor médico em exercício, Esmeraldo Ribeiro da Costa Filho, o docente Edson Arpini, o coordenador da comissão de residência médica (Coreme), Hilton Cardin e Felipe de Sá, representante dos residentes.

O reitor e a vice-reitora também receberam uma carta aberta do DMD e da Câmara de Graduação do curso sobre a medida provisória “Mais Médicos.”