Na próxima quinta-feira, dia 1º de agosto, a Matemativa: Exposição Interativa de Matemática, um projeto de extensão permanente do Departamento de Matemática, fará uma exposição de parte de seu acervo no evento denominado Encontro do Hotel de Hilbert. A iniciativa reunirá os 200 melhores alunos do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Este evento é promovido pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) através do projeto OBMEP e ocorrerá em Nova Friburgo, RJ. Página PrincipalIniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreveram na competição e 99,4% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

A Matemativa iniciou em 2004 e tem como objetivo principal a popularização e divulgação da Matemática. Dispõe de um acervo de aproximadamente 150 exhibits e contabiliza mais de 90 participações em eventos. 25 foram realizados em cidades do Paraná através nos programas “MUDI Itinerante” promovido pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM; “UEM nos Bairros”; e “UEM na Região”, promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e “Paraná Ação”, iniciativa do Governo do Estado do Paraná.

Quem quiser conhecer mais detalhes do Matemativa é só acessar o sítio www.matemativa.uem.br ou entrar na página do Facebook: https://www.facebook.com/matemativa.uem.