Inovação e parcerias entre universidades e empresas foram os grandes motes durante a abertura da I Feira de Inovação Tecnológica (I Feitech), na noite desta quarta-feira, dia 24. O coordenador da Feitech, Marcelo Farid Pereira, destacou que o evento estava sendo realizado em três ambientes: a abertura solene no auditório da Sociedade Rural, a exposição de produtos e serviços de empresas de base tecnológica no pavilhão anexo à Feira Metalmecânica e o concurso de startups na UEM (Incubadora Tecnológica). Farid explicou que todo um ambiente para inovação foi estruturado e permitirá que nossa sociedade saia mais fortalecida e ávida por participar do processo de inovação por meio de criação de empresas de base tecnológica e com estabelecimento de parcerias, além de utilização de tecnologias novas e agregação de valores.

O diretor da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Carlos Walter Martins Pedro, falou sobre a importância para manter a competitividade da indústria brasileira e também da necessidade de a universidade estar aberta para fazer pesquisas, parcerias e transferência tecnológica. O vice-presidente da Câmara de Maringá, Luciano Brito, comentou que a Câmara está aberta para parcerias para que o processo de inovação se consolide. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Valter Viana, informou que estão sendo realizadas parcerias entre a prefeitura e a UEM, que já estão produzindo resultados para sociedade, como a Incubadora Tecnológica de Maringá. A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Sueli Rufini, ressaltou que eventos como este vem ao encontro da linha de trabalho da Seti. Falou que a secretaria pretende fomentar mais atividades com o tema inovação.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou a importância da hélice tripla: governo, empresas e universidade, e comentou que a UEM tem se estruturado para realizar o processo de inovação. Disse que as empresas juniores têm dado acréscimo à inovação tecnológica na Universidade e que sua produção deve ser colocada a serviço da sociedade. Informou que a UEM tem 77 pedidos de patentes e ressaltou que espera que isso resulte em serviços e produtos que ajudem a sociedade.

PROGRAMAÇÃO

A Feitech, que pretende facilitar o contato das empresas com as universidades responsáveis pela transferência de conhecimento e tecnologia, prossegue até sábado. O horário de funcionamento da feira, nos dias 24, 25 e 26 será das 16 às 22 horas, e no dia 27, das 10 às 16 horas. Promovida pela UEM, Incubadora Tecnológica de Maringá e Feira Metalmecânica, a Feitech faz uma interação entre ofertantes e demandantes de tecnologia das mais diversas áreas, além de difundir os conceitos de inovação e empreendedorismo. O evento ainda conta com a exposição de produtos e serviços de empresas de base tecnológica, rodadas de negócios pré-agendadas e/ou contínuas, desafio de startups (o primeiro da região), mais de dez empresas juniores, além de workshops e palestras voltadas para a inovação e empreendedorismo.

Nesta quinta-feira, dia 25, às 18 horas, no parque de exposições Francisco Feio Ribeiro, pavilhão anexo, o destaque é para a palestra sobre a Tecnova, iniciativa do Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Consórcio Regional, para criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação tecnológica, gerando crescimento rápido de empresas de micro e pequeno porte nacional. O edital repassará R$ 20 milhões para parcerias entre universidades e empresas para inovação. A apresentação será feita pelo representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Batista, e será mediada pelo assessor para Inovação Tecnológica da UEM, Marcelo Farid.

Ainda na noite desta quinta-feira, estão programadas as palestras: Incentivos Fiscais à Inovação em Produtos e Processos: utilização da Lei do Bem; e As Relações Universidade-Empresa no Brasil sob a Ótica da Lei da Inovação e da Propriedade Intelectual. No pavilhão anexo à Metalmecânica, a partir das 16 horas, estão previstas a apresentação do Case Consultoria 3C e a atividade Design Thinking: modelos de negócio “Fora da Caixa”. A programação completa pode ser acessada neste link. Mais informações pelo telefone: 3011-4412.