Os atletas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) seguem para Campo Mourão, para disputar os 53º Jogos Universitários do Paraná. Está confirmada a participação de 40 instituições paranaenses, representadas por 224 equipes, compostas por um número aproximado de 3 mil pessoas, entre atletas e dirigentes. O cerimonial de abertura vai ser realizado no sábado (20), às 20 horas, no Ginásio JK. O evento começa nesta sexta-feira (19) e vai até dia 25 deste mês e é promovido e coordenado pela Federação Paranaense de Desportos Universitários – FPDU, e pela Secretaria de Estado do Esporte e, atualmente, envolvem aproximadamente 1500 pessoas, entre atletas e dirigentes esportivos. 
Os JUP's 2013 terão disputas em 14 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquete, basquete 3 x 3, futsal, futebol 7, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez), todos no feminino e masculino, exceto o futebol 7 que será só no naipe masculino e o basquete 3 x 3 que terá disputa somente no feminino. 

O atletismo será realizado nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), assim como o badminton, o judô, a natação e o tênis de mesa. O taekwondo será realizado no sábado, dia 20 e o xadrez no sábado, domingo e segunda-feira (20, 21 e 22). O basquete, o futsal, o handebol e o vôlei seguem de 20 a 25 de julho, datas de início e encerramento das disputas em geral.

Os campeões de cada modalidade representam o Paraná nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras.  A UEM está levando uma delegaçao de cerca de 180 pessoas, entre atletas e comissão técnica, e vai disputar todas as modalidades, exceto basqueste 3x3 e rugby. Outro grande atrativo dos JUP’s 2013, anunciado pelo Secretário Estadual de Esporte, Evandro Rogério Roman, é que a Universidade vencedora dos Jogos ganhará um Renault Duster 0 km.